Perspetivas
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosIgreja e CulturaPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosPerspetivasConcílio Vaticano II - 50 anosPapa FranciscoBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

Todos os cursos da Universidade Católica devem estar no topo das classificações, diz reitora

A reitora da Universidade Católica Portuguesa considera que a prioridade da instituição passa por colocá-la, «no seu todo», no topo das classificações internacionais, e não apenas com as escolas de negócios e de direito, como acontece atualmente.

Em entrevista publicada este domingo no "Diário de Notícias", Maria da Glória Garcia sublinha que a entrada no top 25 de cursos de Gestão do jornal inglês "Financial Times", a par do reconhecimento alcançado pela Global School of Law, é um processo «que se iniciou há algum tempo e que começa a dar frutos».

«Quando se está entre as melhores universidades da Europa e do mundo, isso não acontece apenas num ano. Trabalha-se para isso durante muitos anos e depois colhe-se os frutos», acentua.

A responsável refere que a crise financeira em Portugal tem afetado a universidade: «A começar, diria, pela própria estrutura organizativa e por aquilo que é o seu "staff". Estamos a conter salários já há algum tempo e isso para nós, pode imaginar, é penoso».

«Gostávamos de premiar quem nos ajudou a entrar nestes "rankings" internacionais, em que, para atingir este nível de excelência, é preciso trabalhar muito e afincadamente. Gostávamos de premiar adequadamente esse esforço, mas não podemos», acrescenta a jurista.

Maria da Glória Garcia salienta ainda que as inscrições de estudantes mantém-se estáveis: «Em relação aos alunos, temos verificado que graças ao grau de qualidade que percecionam ao nosso ensino, não tem diminuído a procura».

«Há porventura desvios interessantes sobre os quais estamos a refletir, como as licenciaturas terem menos procura, para terem mais procura os mestrados e os doutoramentos. E estamos a perceber uma outra realidade, na qual temos vindo a apostar, que é a internacionalização», revela.

Uma das lições a extrair das dificuldades económicas é a «precaução»: «Temos de ser muito mais informados, fazer muito mais estudos sobre as consequências dos nossos atos. E tudo isto me leva a dizer que vamos aprender com os erros que cometemos. Vamos ultrapassar seguramente as dificuldades que estamos a viver».

 

Rui Jorge Martins
© SNPC | 29.12.13

Redes sociais, e-mail, imprimir

Universidade Católica

 

 

Artigos relacionados

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Receba por e-mail as novidades do site da Pastoral da Cultura


Siga-nos no Facebook

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página