A teologia visual da beleza
Projeto cultural
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosLigaçõesBreves Arquivo

Cultura e património

Museu de Évora reabre ao público após cinco anos em requalificação

As colecções do Museu de Évora são constituídas por cerca de 20 mil peças, onde se destacam as colecções de Pintura, Escultura e Arqueologia.

Além do valor estético e a importância histórica de muitas obras, é condição única no panorama dos museus em Portugal o facto do seu núcleo principal ter origem numa colecção setecentista de grande diversidade e abrangência, organizada por Frei Manuel do Cenáculo, arcebispo de Évora.

A extinção das Ordens Religiosas contribuiu de maneira significativa para alargar o espólio, beneficiando as colecções de Pintura e Escultura, e as Artes Decorativas com a constituição diversos núcleos de importância como a Ourivesaria, a Cerâmica, o Mobiliário e os Têxteis.

Tríprico da Paixão de Cristo

Tríptico da Paixão de Cristo (det.) Início do séc. XVI. Nardon Pénicaud


O museu reabriu ao público, depois de ter ficado encerrado durante cinco anos para remodelação. O programa «Câmara Clara» (RTP 2) visitou o espaço, acompanhado pelo seu director, Joaquim de Oliveira Caetano.

 

This text will be replaced
 

 

Reportagem: Câmara Clara
06.08.09

Imagem
Virgem com o Menino (c. 1410)
Álvaro Pires de Évora

 

 

Artigos relacionados

 

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Subscreva

 


 

Mais artigos

Imagem/Vídeo
Mais vistos

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página