Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

«Um cristão não pode ser hipócrita e um hipócrita não é cristão», afirma papa

«Um cristão não pode ser hipócrita e um hipócrita não é cristão», afirma papa

Imagem studiostoks/Bigstock.com

O papa frisou hoje, no Vaticano, que o fingimento de quem mostra «uma coisa mas pensa outra» não poder ser «a linguagem dos cristãos» e que «o hipócrita é capaz de matar uma comunidade».

«Um cristão não pode ser hipócrita e um hipócrita não é cristão. Isto é muito claro», acentuou Francisco na homilia da missa a que presidiu, centrada no Evangelho proclamado nas missas desta terça-feira (Marcos 12, 13-17), refere a Rádio Vaticano.

No trecho evangélico, alguns fariseus procuram fazer cair Jesus em contradição, e para preparar a cilada começam por o elogiar: «O hipócrita é sempre um adulador, ou em tom maior ou em tom menor, mas é um adulador», apontou o papa.

Enquanto «fala com doçura», o hipócrita, que «é um homicida», está a «julgar terrivelmente uma pessoa», apontou,

A adulação passa por «não dizer uma verdade, exagerar, fazer crescer a vaidade» com «má intenção», no contexto de uma falsidade de «dupla face» que «rasga a personalidade e a alma de uma pessoa».

«Jesus responde sempre aos hipócritas e aos ideológicos com a realidade. A realidade é assim, tudo o resto ou é hipocrisia ou é ideologia», apontou.

Francisco vincou que «a linguagem da hipocrisia é a linguagem do engano, é a mesma linguagem da serpente a Eva» e sublinhou que «quando há hipócritas numa comunidade, há um grande perigo»: «Quanto mal faz a hipocrisia à Igreja», observou.

«Peçamos ao Senhor que nos guarde para não cairmos neste vício da hipocrisia, de fingir a atitude com más intenções. Que o Senhor nos dê esta graça: "Senhor, que eu nunca seja hipócrita, que saiba dizer a verdade, e se não posso dizê-la, ficar calado, mas nunca, nunca, um hipócrita», concluiu.



 

SNPC
Fonte: Rádio Vaticano
Publicado em 06.06.2017

 

 
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Teologia e beleza
Impressão digital
Pedras angulares
Paisagens
Umbrais
Mais Cultura
Vídeos