Vemos, ouvimos e lemos
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosIgreja e CulturaPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosPerspetivasConcílio Vaticano II - 50 anosPapa FranciscoBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

Porto

Universidade Católica apresenta projeto "A mulher e a morte na arte e na poesia portuguesa" e evoca Sophia com Valter Hugo Mãe

A Cátedra Poesia e Transcendência "Sophia de Mello Breyner Andresen", inserida no centro regional do Porto da Universidade Católica Portuguesa (UCP), apresenta em outubro o projeto de investigação "A mulher e a morte na arte e na poesia portuguesa".

A iniciativa tem a coordenação científica Joana Ramôa Melo, do Instituto de História da Arte da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, e José Rui Teixeira, membro do Centro de Estudos do Pensamento Português, docente na Escola das Artes, organismos da UCP.

A 19 de junho, José Rui Teixeira apresenta o livro "Alvídrio", do poeta Jorge Melícias, com a conferência "Onde a resiliência da pedra toca a exação da fratura. Leituras da poesia de Jorge Melícias", sessão marcada para as 18h30 no auditório das pós-graduações da Universidade Católica (Porto, Foz).

Na qualidade de diretor da Cátedra Poesia e Transcendência, José Rui Teixeira vai estar presente na cerimónia de trasladação de Sophia de Mello Breyner para o Panteão Nacional, agendada para 2 de julho, em Lisboa, data em que passam 10 anos sobre a morte da autora.

Para assinalar a efeméride, a Cátedra organiza no mesmo dia, na UCP (Porto, Foz), o colóquio "Um outro longe - Literatura e Filosofia", que começa às 16h00 com uma mesa redonda em que participam Pedro Pereira (sobre Raul Brandão), José Almeida (Fernando Pessoa), Luís Leal (Vergílio Ferreira) e José Pedro Angélico (Daniel Faria).

Pelas 18h00 decorre uma conferência de José Rui Teixeira sobre Antero de Quental e Teixeira de Pascoaes, e uma hora depois o escritor Valter Hugo Mãe evoca Sophia de Mello Breyner com a conferência "Todo o poema é lonjura que imita o estar perto".

No dia 17 de maio a Cátedra Poesia e Transcendência formalizou uma parceria com o Instituto de Pensamiento Iberoamericano, da Universidade Pontificia de Salamanca, na sequência da qual coorganizará as próximas Jornadas de Cultura Hispano-Portuguesa, marcadas para 2016, no Porto.

O Conselho Científico da Cátedra é composto pelo seu diretor, bem como por Henrique Manuel Pereira, José Pedro Angélico e José Acácio Aguiar de Castro (UCP), António Cândido Franco (Universidade de Évora), José Carlos Seabra Pereira (Universidade de Coimbra) e Maria João Reynaud (Universidade do Porto).

 

Rui Jorge Martins
© SNPC | 11.06.14

Redes sociais, e-mail, imprimir

Sophia de Mello Breyner
Sophia de Mello Breyner

 

 

Artigos relacionados

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Receba por e-mail as novidades do site da Pastoral da Cultura


Siga-nos no Facebook

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página