Vemos, ouvimos e lemos
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosIgreja e CulturaPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosPerspetivasConcílio Vaticano II - 50 anosPapa FranciscoBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

Porto

Universidade Católica propõe cursos breves de Teologia e Artes durante o verão

A Universidade Católica Portuguesa (Porto) volta a propor nos meses de verão um conjunto de cursos breves em áreas como a Teologia e Artes, lecionadas pelos seus docentes e por especialistas convidados.

Os cursos, «novos, ousados, irreverentes, abertos a públicos não especializados nos vários temas», são gratuitos, como acontece com os de Teologia, ou têm preços que começam nos 5 euros.

"A atividade terapêutica de Jesus", pela via da cura e do debate, a 27 de junho, das 10h00 às 12h00 por José Carlos Carvalho, é a próxima formação no domínio da Teologia, depois de esta quarta-feira se ter realizado uma aula sobre "A espiritualidade cristã e os mestres da suspeita: Marx, Nietzsche, Freud e Sartre".

A oferta prossegue com "Espiritualidade e New Age", por António Abel Canavarro, no dia 2 de julho (10h00-12h00).

«Tendo em conta o regresso do religioso na pós-modernidade», o curso tem como objectivo uma aproximação aos conceitos de Espiritualidade e New Age, verificando como eles estão presentes na atualidade.

O docente procurará ainda explicar a espiritualidade cristã e as características que a identificam, além de apontar como a Igreja ajuda a desenvolver uma «consciência» crítica» diante da New Age, «compexa realidade que tanta confusão lança nos cristãos».

A 11 do mesmo mês, entre as 10h00 e as 13h00, Alexandre Duarte propõe-se apresentar «a riqueza» dos «elementos nucleares» dos grandes movimentos evangélicos, com o curso "Correntes de espiritualidade cristã protestante".

Nos dias 12, 17, 19 e 24 de setembro, Paulo Antunes apresenta "Música e Espiritualidade - A Espiritualidade Mariana da Música", das 18h00 às 19h30, com uma taxa de inscrição de 10 euros.

"O Nascimento, a Morte e a Ressurreição com Maria, nos sons da Música Sacra Europeia", "Magnificat, Stabat Mater e Regina Coeli", "Os textos - sentido teológico e simbolismo narrativo; as obras musicais - retórica e poética musical". "Do Canto Gregoriano à Música Sacra Contemporânea, serão vivenciadas diversas paisagens sonoras da espiritualidade mariana ao longo dos tempos" constitui o programa das sessões.

"E se falássemos de livros?" é o desafio colocado a 20 e 21 de junho, das 16h00 às 18h00, por Henrique Manuel Pereira, num seminário que por 15 euros inclui o seguinte programa: «O livro: Conceito, história, fascínio e ameaça Entre o analógico e o digital O que é e como se estrutura A viagem dos livros O que os torna preciosos a arte de avaliar e cuidar».

Daniel Serrão fala a 27 de junho, entre as 18h00 e as 19h30, de "Morte e morrer - Ética no fim da vida", numa sessão com inscrição gratuita.

«Os problemas relacionados com o processo de morrer, mas também a própria morte e o sofrimento humano. Como cuidar da vida até morrer? Como integrar a morte no horizonte da própria vida? Quais as situações eticamente aceitáveis no acompanhamento de doentes terminais? Faz sentido hoje o testamento vital?» são algumas das questões a desenvolver.

José Rui Teixeira, membro do Secretariado da Pastoral da Cultura da diocese do Porto, apresenta nos dias 2, 4, 9 e 11 de julho, das 18h00 às 20h00, o ciclo "Cinema e Espiritualidade", que por 10 euros propõe «leituras teológicas e poéticas» de "A Árvore da Vida" (2011), realizado por Terrence Malick, e "Corpo Celeste" (2012), de Alice Rohrwacher.

"Venha conhecer grandes curtas-metragens", com o "bilhete" a 10 euros, é o convite lançado por Jaime Neves a 10 de julho, das 15h00 às 18h00: «Venha experienciar as emoções que os filmes (curtos) podem transmitir. Venha comentar, venha criticar, venha aprender, venha ensinar, venha divertir-se a ver curtas-metragens!».

Uma «reflexão sobre o Caminho e os processos de "peregrinação", e sobre a possibilidade de uma espiritualidade do Caminho, nos termos da cultura bíblica, da actividade teologal e da consciência histórica», constitui o objetivo de "Caminho e Espiritualidade", por José Rui Teixeira, nos dias 15 e 17 de julho, das 18h00 às 20h00 (5 euros).

Economia e Gestão, Voluntariado, Educação, Psicologia, Direito, Ciências da Saúde e Biotecnologia são as áreas abrangidas pelas dezenas de cursos que decorrem nas instalações da Foz da Universidade Católica.

 

Rui Jorge Martins
© SNPC | 20.06.13

Redes sociais, e-mail, imprimir

Foto
Universidade Católica Portuguesa
Foz, Porto

 

 

Artigos relacionados

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Jornada da Pastoral da Cultura 2013


Siga-nos no Facebook

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página