Breves
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosIgreja e CulturaPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosPerspetivasConcílio Vaticano II - 50 anosPapa FranciscoBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

Literatura

Vaticano escreve sobre Nicanor Parra, Prémio Cervantes 2011

«De uma coisa estou certo quando penso na sua poesia: que sobreviverá», dizia o escritor chileno Roberto Bolaño, falecido em 2003, do compatriota Nicanor Parra, que há cerca de uma semana ganhou o Prémio Cervantes 2011, considerado o Nobel da Literatura espanhola.

É nestes termos que a edição de 8 de dezembro do jornal do Vaticano, L’Osservatore Romano, começa por descrever Parra, de 97 anos.

«Na sua vida juntou a escrita ao ensino, à matemática e à física, mas é na primeira que ganhou o nome de fundador da Antipoesia, género capaz de tornar em arte a simples linguagem do quotidiano», assinala o artigo.

Nunca fui o autor de nada porque sempre agarrei coisas que andavam no ar, gosta de dizer de si próprio e da sua obra, partindo do pressuposto que os versos dos poetas não são poesia. A matéria-prima para uma composição literária, defende, pode ser encontrada no léxico empobrecido que se encontra nos jornais, aponta o diário da Santa Sé.

“Poemas e antipoemas” (1954) é uma das obras mais conhecidas de Nicanor Parra, que não está publicado em Portugal.

 

© SNPC | 08.12.11

Nicanor Parra

 

Ligações e contactos

 

Artigos relacionados

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Receba por e-mail as novidades do site da Pastoral da Cultura


Siga-nos no Facebook

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página