Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

Vaticano volta a organizar meia-maratona dedicada à paz

Paz, integração, inclusão e solidariedade são as metas estabelecidas para a segunda meia-maratona de Roma “Via Pacis”, que decorre a 23 de setembro, a partir da Praça de S. Pedro, no Vaticano, com o patrocínio do Conselho Pontifício da Cultura.

À semelhança da primeira edição, em 2017, o percurso passa por lugares emblemáticos de oração da capital italiana, como a basílica de S. Pedro, sinagoga, mesquita e igrejas protestantes e ortodoxas, com o propósito de inspirar o diálogo inter-religioso, o ecumenismo e a paz.

De acordo com um comunicado de imprensa do Conselho Pontifício da Cultura, estão previstas duas corridas, organizadas pela Federação Italiana de Atletismo, abertas a atletas profissionais, além de pessoas de todas as idades, inclusive portadoras de deficiência: além da meia-maratona, com 21,097 km, com carácter competitivo, haverá um percurso de cinco km intitulado “Run for peace”.

Os corredores do itinerário mais curto, além do direito a obterem entradas gratuitas e descontos nos principais museus de Roma, incluindo os Museus do Vaticano, podem contribuir para determinadas organizações não-governamentais, inscrevendo-se na prova através delas.

Os organizadores pretendem que a “Run for peace” se transforme num «dia de festa num espírito de amizade e de paz», quer correndo quer caminhando, porque «o importante será lançar a própria mensagem de paz».

O comité de honra é constituído pela presidente da autarquia romana, também patrocinadora do evento, o presidente do Conselho Pontifício da Cultura, o rabino chefe, a presidente da comunidade judaica de Roma, o secretário-geral do Centro Islâmico Cultural de Itália, o imã grande mesquita da cidade e representantes das uniões hindus e budistas italianas, entre outras personalidades.


 

Rui Jorge Martins
Fontes: Conselho Pontifício da Cultura, Rome Half Marathon Via Pacis
Publicado em 27.09.2018 | Atualizado em 08.10.2023

 

 
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Impressão digital
Paisagens
Prémio Árvore da Vida
Vídeos