Papa Francisco
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosIgreja e CulturaPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosPerspetivasConcílio Vaticano II - 50 anosPapa FranciscoBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

Cinema

Vida do papa Francisco vai dar um filme

Era inevitável, tendo em conta o carisma e a história do personagem: o percurso do papa Francisco vai brevemente passar ao grande ecrã, revela este domingo o site "Vatican Insider".

O responsável por levar aos cinemas a figura de Jorge Mario Bergoglio é o produtor e realizador Christian Peschken, de 57 anos, que segundo a página do National Catholic Register obteve um financiamento de 25 milhões de dólares por parte de investidores europeus.

Peschken, recentemente convertido ao catolicismo, nasceu na Alemanha mas vive e trabalha em Hollywood.

De acordo com as mesmas fontes, o título do filme será "O amigo dos pobres: a história do papa Francisco".

«Quando a 13 de março [dia da eleição papal] o vi aparecer à varanda para a bênção, pensei: esta cena seria perfeita para um final de um filme. A ideia nasceu naquele momento e desde então não parou de trabalhar», disse o cineasta ao National Catholic Register, dos EUA.

O projeto envolve Andrea Tornielli, jornalista especializado em assuntos do Vaticano (vaticanista) que assinou uma biografia sobre Francisco, recentemente publicada, bem como o jornalista argentino Sergio Rubin, coautor de um livro de entrevistas ao então cardeal Bergoglio e que foi lançado no mês de abril em Portugal.

«O nosso filme quer falar a todos. Será a história de um homem que seguiu o chamamento de Deus e se tornou um pastor para muitos», afirmou Peschken, que conta também com o realizador espanhol Antonio Cuadri e o italiano Vittorio Storaro como diretor de fotografia.

As cenas vão ser filmadas na Argentina e, sobretudo, em Roma: «Queremos estar próximos da fonte, por assim dizer, e do túmulo de Pedro».

A rodagem deve começar no início do próximo ano: «Esperamos que o filme possa contar com a bênção do papa. Seria fantástico se estivesse nas salas a 17 de dezembro de 2014, o dia de aniversário do pontífice. Dada a história e a qualidade do protagonista, estou certo que poderá ser um sucesso internacional», concluiu Peschken.

FotoREUTERS/Alessandro Bianchi

 

Mauro Pianta | Com SNPC
In Vatican Insider
© SNPC (trad.) | 28.04.13

Redes sociais, e-mail, imprimir

FotoREUTERS/Alessandro Bianchi
Vaticano, 28.4.2013

 

 

Artigos relacionados

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Receba por e-mail as novidades do site da Pastoral da Cultura


Siga-nos no Facebook

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página