Vemos, ouvimos e lemos
Projeto cultural
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosLigaçõesBreves Arquivo

Música e espiritualidade

O convite das Carmelitas Descalças: «Vinde e Contemplai»

Fazem falta experiências como esta: mosteiros ou conventos que registem em disco as suas experiências musicais e litúrgicas. Os casos de Taizé (França), dos mosteiros de Montserrat ou São Domingo de Silos (Espanha) ou de muitas outras comunidades são bons exemplos do que se faz no estrangeiro pela divulgação de expressões de música litúrgica contemporânea.

Em Portugal, começa a haver boas experiências de uma relação mais cuidada com a música e a expressão litúrgica, de que este disco do Carmelo de Fátima, que reúne alguns cânticos da eucaristia, é um bom testemunho. A harmonia das vozes, e a boa execução do órgão, piano clarinete e flauta contribuem para a qualidade desta obra, onde se destacam algumas peças («Vinde e Contemplai», «Bem eu sei a Fonte», «Teu amor Jesus é alegria!», ou «Noites») são exemplos de indiscutível beleza.

A gravação foi realizada no dia 1 de Dezembro de 2008 dentro da Clausura do Carmelo. Os cânticos são interpretados pelas Irmãs em clima de oração e de grande simplicidade, pretendendo introduzir quem escuta num clima de recolhimento e de comunhão com Deus.

O disco não está à venda nas lojas; para o adquirir é necessário telefonar para o Carmelo de Fátima (249 531 627), entre as 9h30 e as 17h00; a propósito, só o telefonema já vale a pena. As Irmãs não indicam o preço, mas pedem um donativo para as suas obras e para as despesas do CD e respectivo envio pelo correio.

 

Escute excertos das faixas do CD

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 

Veja a apresentação do CD (Vídeo)

 

António Marujo | rm
In Além-Mar
© SNPC | 28.05.09

Capa

 

 

 

 

Página anteriorTopo da página

 


 

5ª Jornada da Pastoral da Cultura. Inscreva-se.

 


 

Mais artigos

Mais vistos

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página