Vemos, ouvimos e lemos
Projeto cultural
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosLigaçõesBreves Arquivo

Documentário

Doclisboa 2009: Quando o mundo é um puzzle

Até 25 de Outubro, o Doclisboa 2009, que ontem começou, apresentará cerca de 200 filmes.

Na competição internacional, estarão alguns dos melhores documentários de todo o mundo, produzidos na última temporada (2008-09). Alguns multi-premiados e aclamados pela crítica, outros inéditos.

Na "Competição Portuguesa" foram seleccionados melhores documentários concluídos no último ano. A maior parte das obras são estreias mundiais.

A secção competitiva "Investigações" reúne filmes que procuram dar a conhecer situações críticas do presente e do passado. Por revelarem algo de novo, por se posicionarem perante a realidade, estes filmes podem interferir sobre a própria realidade ou enriquecer a nossa visão da história.

Em "Love Stories", revelam-se histórias de amor registadas especialmente no campo do documentário.

FotoFotograma de "Constantin & Elena"

A mostra "Balcãs em Foco" pretende dar a conhecer a extraordinária cinematografia dessa região (onde as escolas e a tradição de documentário foram excepcionais ao longo do século XX) e permitir compreender melhor o que se passou e o que se passa naquele território, habitado por povos e religiões em conflito, mas com tanto em comum.

"Riscos" é uma secção paralela que tem por objectivo revelar obras ousadas, inovadoras, que se situam na fronteira entre a ficção e o documentário.

FotoFotograma de "Petition"

Em "Heart beat", os espectadores verão documentários onde a música é um elemento fundamental. A secção será complementada com uma homenagem a Pina Bausch.

O futebol, rei dos desportos e das audiências, é muitas vezes tema central de filmes. "Foot doc" reúne uma pequena selecção de obras recentes e importantes neste campo.

FotoFotograma de "La Forteresse"

Haverá também uma restrospectiva de Jonas Mekas, cineasta norte-americano independente. O realizador dará uma masterclass na Culturgest a partir de excertos escolhidos dos seus filmes e debaterá com o público, após a exibição dos seus filmes.

 

This text will be replaced
 

 

Texto: Doclisboa
15.10.09

Cartaz

 

 

Artigos relacionados

 

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Subscreva

 


 

Mais artigos

Imagem/Vídeo
Mais vistos

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página