Vemos, ouvimos e lemos
Projeto cultural
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosLigaçõesBreves Arquivo

Cinema

Documentário evoca vida do missionário Matteo Ricci

«Matteo Ricci – Um jesuíta no reino do dragão» é o primeiro documentário sobre a vida daquele missionário. O filme, realizado pelo italiano Gjon Kolndrekaj, foi apresentado na Bienal de Veneza.

Matteo Ricci nasceu a 6 de Outubro de 1552, na cidade de Macerata, em Itália. Tornou-se padre jesuíta e investigador de matemática e astronomia antes de partir para o Extremo Oriente, aos 26 anos.

Passou quatro anos em Goa, antes de viajar para a China, onde aprendeu a língua local. Os seus conhecimentos revolucionaram a percepção que aquele país tinha do resto do mundo.

Em 1601 foi-lhe concedida permissão para entrar na Cidade Proibida de Beijing, onde trabalhou até à morte, em 1610.

A data de exibição do documentário na Bienal de Veneza, 10 de Setembro, evoca o aniversário da saída de Macau para a China, em 1583.

Na mensagem escrita a propósito do início das celebrações do quarto centenário da morte do missionário, Bento XVI referiu que “o seu exemplo permanece também hoje um modelo de proveitoso encontro entre as civilizações europeia e chinesa”.

“Ao considerar a sua intensa actividade científica e espiritual – continua o texto – estamos favoravelmente admirados com a inovativa e peculiar capacidade que ele teve de se aproximar, com pleno respeito, das tradições culturais e espirituais chinesas no seu conjunto. Com efeito, foi esta atitude que assinalou a sua missão na busca da harmonia possível entre a nobre e milenária civilização chinesa e a novidade cristã que é fermento de libertação e de autêntica renovação dentro de cada sociedade, sendo o Evangelho, universal mensagem de salvação, destinada a todos os homens, independente do contexto cultural e religioso ao qual pertencem.”

 

This text will be replaced
 

 

rm
In Christian Telegraph, data
© SNPC | 16.09.09

Matteo Ricci





















Imagem do livro

 

 

 

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Subscreva

 


 

Mais artigos

Imagem/Vídeo
Mais vistos

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página