Vemos, ouvimos e lemos
Projeto cultural
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosLigaçõesBreves Arquivo

Evangelizar pela beleza da música

Tadeu Filipe era o organista titular do órgão histórico e responsável da música sacra da Igreja Paroquial de Matosinhos, onde fundou e dirigiu a Escola de Música daquela paróquia. Com um vasto currículo musical na área de organista litúrgico e de concerto, Tadeu Filipe não resistiu ao desafio de ir até ao interior dirigir coros de pequenas paróquias, porque acredita que para se fazer algo bom “não é preciso sair do país”.

Tudo começou há cinco anos, quando o organista, ainda a viver no Porto, foi convidado para ir ver um órgão de tubos numa aldeia vinhateira do concelho de Sabrosa, Provesende. Apesar de não ser organeiro, aceitou o convite para conhecer melhor a relíquia e foi então que o pároco local, o P. António Areias, o desafiou a trabalhar com o coro da aldeia. Havia interesse das pessoas e a presença de Tadeu Filipe seria uma boa forma de começar a trabalhar. Tadeu aceitou, para surpresa do pároco que já contava com uma resposta negativa. Uma vez por semana, acompanhado da esposa, Helena Loureiro, também ela organista, Tadeu ensaiava o pequeno coro. A aceitação foi tão boa que rapidamente o trabalho do casal se alargou a outras paróquias da zona vinhateira e as viagens começaram a ser mais frequentes.

A ideia de se mudarem para o interior começava a germinar quando Tadeu foi convidado para trabalhar com o Seminário de Vila Real e, mais tarde, com o Conservatório Regional de Vila Real. “Chegamos a um ponto em que pensamos em arriscar e mudar, partir para um projecto completamente novo”. Havia também o risco. As pessoas podiam participar, no início, e vir depois a desistir, com o tempo. No entanto, o casal conseguiu estabelecer com as populações locais uma espécie de compromisso que não foi preciso verbalizar: se eles iam e estavam presentes, as pessoas já lá estavam.

Entretanto, Tadeu Filipe conhece o P. Francisco Pimparel, pároco de Sambade e de outras aldeias do Nordeste Transmontano. Francisco Pimparel frequentava as aulas de órgão no Conservatório Regional de Vila Real e sabendo do trabalho que o maestro vinha desenvolvendo, decidiu também desafiá-lo a ir até Sambade e refundar o coro então existente. Já a dirigir dez coros na região, a dar aulas no Seminário e no Conservatório de Vila Real, Tadeu e a sua esposa decidiram há dois anos atrás fixar-se de vez em Provesende.

Para Tadeu, a experiência tem sido bastante positiva e tem-lhe permitido trazer ao interior concertos de música sacra de grande qualidade. Encarando a profissão quase como uma missão, o casal percorre toda a região, durante todo o ano, e nem no Verão falham. “Esta é a nossa vida, é a nossa profissão e não podemos deixar de estar presentes no Verão, sobretudo porque é nessa altura que acontecem as festas mais importantes das localidades”. O profissionalismo e dedicação do seu trabalho leva a que as pessoas mantenham o compromisso e apareçam nos ensaios regularmente e não apenas para os “dias de festa” até porque “todos os domingos são Dia do Senhor”.

 

Evangelizar pela música

As iniciativas realizadas nas pequenas paróquias são vistas pelo organista como uma forma de evangelizar pela música e também para dar a conhecer os grandes compositores de música sacra portugueses. Por vezes, a assembleia é também levada a cantar, o que os torna parte integrante do concerto. “É interessante porque conseguimos ter as igrejas completamente cheias e vamos evangelizando as pessoas assim”.

Tadeu Filipe lembra também que a música faz parte da celebração litúrgica e que este seu trabalho, a par com o da sua esposa, só tem sido possível porque há párocos que gostam e se interessam pela música sacra. Para o organista não há nada pior que um coro a cantar uma música alegre sem qualquer motivação ou espírito de júbilo. Por isso, o seu trabalha passa também por “ajudar as pessoas a viver melhor a liturgia”.

Com formação académica superior de organista e formação na Escola Diocesana de Ministérios Litúrgicos do Porto, na classe de órgão (vertente litúrgica), Tadeu Filipe acredita que a música pode ser um bom meio para aproximar os católicos da Igreja. É por isso que, conjuntamente com os párocos com os quais tem vindo a trabalhar, Tadeu tem vindo a amadurecer a ideia de criar uma Escola Diocesana de Ministérios Litúrgicos em Vila Real e em Bragança. Nestas escolas, os leigos teriam a oportunidade de aprender as regras, postura e atitudes a ter em determinadas celebrações. São escolas que formam leigos para o exercício de vários ministérios, como seja, Leitores, Acólitos, ou Música Sacra (Salmistas, por exemplo). No entender de Tadeu Filipe a criação de duas Escolas Diocesanas na região seria uma boa forma de aproximar as pessoas da Igreja e de valorizar a celebração litúrgica. Mas esse é um trabalho de “formiguinha” e que levará o seu tempo a chegar a bom termo porque, acima de tudo, é preciso que haja párocos que reconheçam a importância da música e que consigam motivar as pessoas a celebrar todos os Domingos.

 

Carla Gonçalves (texto e foto)
In Mensageiro Notícias
14.06.09

Tadeu Filipe
































































 

Ligações e contactos

 

Artigos relacionados

 

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Subscreva

 


 

Mais artigos

Mais vistos

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página