Vemos, ouvimos e lemos
Projeto cultural
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosLigaçõesBreves Arquivo

Música

Fasil

A menina que, entre os seis e os nove anos, desposou Maomé e dele ficou viúva aos 18, é agora o tema deste disco inspirado e inspirador.

Fasil conta a história de Aisha, a jovem que terá sido a preferida do profeta do islão. A vida de Aisha, que nasceu em 622 (ano 1 da Hégira, ou era islâmica), é o centro de muitos debates. Tendo vivido até aos 66 anos, ela é considerada “mãe dos crentes”. O casamento teria sido consumado entre os nove e os 14 anos, consoante as fontes, mas Aisha acabou por não gerar nenhum filho de Maomé – facto que acabaria por ser decisivo nas primeiras lutas entre muçulmanos, pela legitimidade da liderança: depois da morte de Maomé, Aisha liderou mesmo uma batalha contra Ali, na disputa por essa liderança, acabando derrotada.

Neste disco, o guitarrista turco-germano Marc Sinan e a pianista Julia Hülsmann juntam-se à voz quente de Yelena Kuljić para recriar a história da preferida de Maomé. Desde a sua saída da casa do pai, Abu Bakr, um dos primeiros companheiros de Maomé e crentes muçulmanos, até ao seu desaparecimento no deserto, que para os seus adversários traduziu um episódio de adultério. Num tom ora intimista, ora dramático, a música leva-nos a paisagens de desertos e lutas (como em “Taking Leave”, onde se fala da saída de casa do pai), apaziguamentos e ternuras (como em “The Dream” quando Aisha vive em paz depois das lutas, por vezes assaltada por memórias do tenso passado), numa criação em que o jazz mescla inspirações do Oriente e do Ocidente.

Lê-se no Alcorão (sura 5, 48, citada numa das peças do disco): “Se Deus quisesse, ter-vos-ia reunido numa comunidade única, mas dividiu-vos com o fim de vos pôr à prova no que vos deu. Rivalizai nas boas obras!”

 

The Dream

This text will be replaced
 

 

António Marujo
In Além-Mar
08.07.09

Capa do CD

Fasil

Interpretes
Marc Sinan
Julia Hülsmann
Yelena Kuljić

Editora
ECM

Ano
2009

Preço
€ 17,90

Referência
8002076

 

Ligações e contactos

 

Artigos relacionados

 

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Subscreva

 


 

Mais artigos

Imagem/Vídeo
Mais vistos

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página