Vemos, ouvimos e lemos
Turismo e Património Religioso

A insuficiente promoção do turismo religioso

Em vésperas do 13 de Maio, o suplemento "Economia" do Público (09.05.2008) fez uma viagem ao turismo. Mais especificamente, ao turismo religioso. Ou à sua ausência. Editorial de Luís Villalobos.

"É certo que é difícil distinguir entre o que é turismo religioso e o que é turismo cultural, até porque muito do primeiro remete para a História, destacando-se a que é documentada pela arquitectura. Quando milhões de fiéis não sabiam ler, e as missas eram pomposamente proferidas em latim, a Igreja falava através das imagens. Percorrer os seus monumentos é como ler o passado. Acontece que em Portugal há templos religiosos que chegam a datar do século XII, e quase ninguém os conhece. Essencialmente, porque não são promovidos. Fala-se de preconceito, de falta de sensibilidade e de empenho por falta do Governo. Este, por sua vez, defende que o turismo religioso não deve ser encarado como um conceito em si mesmo. Seja. Mas é promovido de outra forma? Não me parece. Aqui, a culpa é repartida a nível nacional, ou seja, acaba por ser de ninguém e de todos. Começando pelas autoridades locais, regionais e nacionais, até grande parte da população, que não valoriza (talvez precisamente porque não conhece) suficientemente o que o rodeia.

A cidade de Braga, apesar do desordenamento urbanístico dos últimos anos, visível nos múltiplos viadutos, é uma cidade rica em religião, história, gastronomia, ficando a poucos minutos do Gerês. Alguém tem visto “ofertas” para lá ir? Pense-se num outro caso, o de Tomar, abandonada à sua sorte. Uma das mais notáveis obras arquitectónicas a nível mundial, o Convento de Cristo, está, no mínimo, mal aproveitada. Custava muito impulsionar aquela que é conhecida como a cidade dos templários, sede da Ordem de Cristo quando o Papa resolveu exterminar esta congregação? É certo que os caminhos do enredo do 'Código Da Vinci' não passaram por aqui, mas podia-se certamente apanhar a boleia. A oferta, principalmente quando é rica, com é o caso, estimula a procura. Infelizmente, tudo parece centrar-se em Fátima. Mas há muito mais para explorar, no bom sentido, junto dos turistas e viajantes, sejam eles estrangeiros ou nacionais. O património histórico e religioso, tal como a fé, é bem maior do que Fátima. E não devia ser preciso um milagre para nos lembrarmos disto."

Luís Villalobos

in Público (Economia), 09.05.2008

13.05.2008

 

 

Topo | Voltar | Enviar | Imprimir

 

 

barra rodapé

Foto
Santuário do Bom Jesus Braga





















Foto Convento de Cristo, Tomar
Edição mais recente do ObservatórioOutras edições do Observatório
Edição recente do Prémio de Cultura Padre Manuel AntunesOutras edições do Prémio de Cultura Padre Manuel Antunes
Quem somos
Página de entrada