Vemos, ouvimos e lemos
Cultura e património

Portugal deixa morrer a sua História

O que fizemos ao nosso património? A pergunta repete-se de Norte a Sul do país. E dá azo a uma outra, mais concreta, mais real e impossível de responder: quanto dinheiro será necessário para recuperar um universo histórico tão vasto?

O semanário «Expresso» visitou alguns dos monumentos mais emblemáticos do país. A degradação é a nota dominante. Não há meios financeiros para reabilitar o património mas é urgente travar o avanço dos seus problemas estruturais.

O Convento de Cristo, em Tomar, Património da Humanidade, a Sé de Évora, abrangida também pela classificação da UNESCO relativa ao Centro Histórico da capital alentejana, e a Sé de Lisboa exibem marcas profundas de deterioração.

in Expresso

12.01.2009

 

Subscreva

 

 

Topo | Voltar | Enviar | Imprimir

 

 

barra rodapé

Janela do Convento de Cristo, Tomar
Edição mais recente do ObservatórioOutras edições do Observatório
Edição recente do Prémio de Cultura Padre Manuel AntunesOutras edições do Prémio de Cultura Padre Manuel Antunes
Quem somos
Página de entrada