Vemos, ouvimos e lemos
Arquitectura

Projecto futurista para nova igreja em Santarém

A cidade de Santarém que se encontra numa fase de obras de requalificação nos espaços públicos mais emblemáticos vai receber ainda outros projectos privados bastante arrojados e que decerto irão distinguir-se pela diferença.

É o caso da futura igreja de São Domingos. Modernidade é sem dúvida a palavra mais correcta para definir este projecto que tem a assinatura do arquitecto Carlos Guedes de Amorim com a colaboração do arquitecto André Vilar de Azevedo.

Com uma forma esférica de globo, em madeira e revestida de zinco, o futuro templo de Santarém irá sem dúvida despertar o interesse de toda a população e de quem o visitar.

O projecto irá evidenciar o sinal do Cosmos, com a sua forma esférica, de globo, e afirma a universalidade da Igreja. Um corte alto e estreito contém a porta de entrada no templo, a que se acede por uma passadeira que atravessa o plano de água que envolve a igreja e se avista do seu interior, através da parede de vidro, periférica.

“Este projecto é uma forma de marcar a diferença na arquitectura religiosa onde o moderno, a funcionalidade e a estética podem conviver de forma conjunta e harmoniosa”, refere o arquitecto Carlos Guedes Amorim.

A igreja surge numa praça, aberta à comunidade e enquadrada por dois edifícios simétricos, um que irá acolher um centro paroquial e o outro um jardim infantil.

“Na praça, o habitual revestimento de pedra foi substituído por um gradil metálico, totalmente preenchido por relva, que se soma à que rodeia o conjunto arquitectónico e reveste o ‘espaço de meditação’ localizado na parte posterior do templo”, adianta o arquitecto.

Com as obras do Polis a avançarem um pouco por toda a cidade, a nova igreja irá ser mais um projecto que irá beneficiar qualitativamente Santarém como também aquela zona nova habitacional. “Um projecto que até ao momento tem merecido a atenção e o carinho da população e principalmente a aceitação geral”, explica Carlos Guedes Amorim.

Esta é sem dúvida uma obra que irá destacar-se na cidade de Santarém e que irá surpreender os fiéis e todos os que visitarem a igreja. No século XXI a arquitectura religiosa está decidida a fazer o papel que já realizou ao longo da história, criar um estilo e marcar a sua posição no conjunto urbanístico onde se insere.

Veja as imagens:

Imagem

 

Imagem

 

Imagem

 

Imagem

Fernanda Pedro

in Expresso (Espaços & Casas), 15.03.2008

19.03.2008

 

 

Topo | Voltar | Enviar | Imprimir

 

 

barra rodapé

Imagem
Parte frontal da igreja
Edição mais recente do ObservatórioOutras edições do Observatório
Edição recente do Prémio de Cultura Padre Manuel AntunesOutras edições do Prémio de Cultura Padre Manuel Antunes
Quem somos
Página de entrada