Vemos, ouvimos e lemos
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosConcílio Vaticano II - 50 anosBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

Visita do Papa a Portugal

Joana Carneiro escolhe uma música para Bento XVI

A maestrina Joana Carneiro foi desafiada pelo programa da Igreja Católica na Antena 1 a escolher uma música para acompanhar a visita de Bento XVI a Portugal.

«Pareceu-me apropriado escolher uma peça do repertório contemporâneo. O Papa falou há poucos meses para os artistas na Capela Sistina sobre a responsabilidade que nós temos, como artistas, de rodear a nossa humanidade com beleza e que a forma como nós vivemos a fé só pode melhorar a relação que o mundo tem com a beleza. E o Espírito pode alimentar esta relação com aquilo que vai para além do terreno e do que é material.

Por isso lembrei-me de trazer esta peça porque representa essa relação com a beleza e com a fé no mundo de hoje aos olhos de um artista de hoje. Eu sei que o Papa é grande fã de compositores como Mozart, mas também é fã desta representação contemporânea da nossa fé.

O Papa escolheu falar para os intelectuais, para as pessoas da cultura. Isso, para mim, tem um significado muito especial. O Santo Padre tem referido com recorrência o facto de a arte nos dar um sobressalto belo e positivo.

É um privilégio dedicar a minha vida à criação de beleza. Não que eu me sinta criadora, mas no sentido de clarificar uma verdade que já existe escrita e imaginada por um compositor. Eu não sou mais do que um veículo dessa verdade.

Penso que na nossa vida é isso que também procuramos: ir ao encontro dessa verdade através daquilo que fazemos. Eu tenho a grande sorte de o fazer através da beleza e, especificamente, através da música. Por isso penso que é acima de tudo uma missão. Que sorte poder dedicar a vida a esta tão arte que tão facilmente nos permite chegar ao Espírito.»

Joana Carneiro escolheu a obra "Seven last Words from the Cross" (1993), do compositor escocês James MacMillan (n. 1959).

Propomos para audição a terceira parte da peça.

 

This text will be replaced
 

 

In Agência Ecclesia
Atualizado em 30.09.12

Joana Carneiro
António Pedro Monteiro / SNPC
















Foto
James MacMillan

 

Ligações e contactos

 

Artigos relacionados

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Subscreva

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página