Vemos, ouvimos e lemos
Música

«Kyrie», de João Domingos Bomtempo

João Domingos Bomtempo (1775-1842) nasceu em Lisboa, filho de um italiano e de uma portuguesa de ascendência austríaca. Iniciou os estudos com o seu pai, oboísta italiano que trabalhava para a corte de D. José. Estudou no Seminário Patriarcal e aos 14 anos foi admitido na Irmandade de Santa Cecília como cantor da Capela Real da Bemposta. Em 1795 tomou o lugar de primeiro oboé na Real Câmara, que tinha pertencido a seu pai, entretanto falecido.

Esteve em Paris e Londres onde prosseguiu, com sucesso, a carreira de concertista e compositor. Foi em Paris que o compositor lusitano terminou a composição do Requiem "à memória de Camões" Op. 23.

Regressou definitivamente a Portugal em 1820, após a proclamação da Constituição, transformando-se no compositor oficial do novo regime. Criado o Conservatório de Música - que substituiu o Seminário da Patriarcal, instituído por D. João V em 1713 - foi Bomtempo nomeado seu Diretor (1834), lugar que ocupou até à sua morte, tendo desenvolvido uma notável ação pedagógica.

Na vasta obra de João Domingos Bomtempo contam-se, entre outros trabalhos, duas sinfonias, seis concertos para piano, duas cantatas, uma série de quintetos e de sextetos de cordas e importantes composições corais sinfónicas, como a Missa de Requiem à memória de Camões. Manteve-se toda a vida fiel ao ideal Liberal. É considerado o maior vulto musical português do período Romântico.

 


A reprodução começará automaticamente.
Por favor aguarde pelo carregamento do ficheiro.

 

02.03.2009

 

Subscreva

 

Topo | Voltar | Enviar | Imprimir

 

 

barra rodapé

Capa do CD

Kyrie e Glória

Intérpretes
Véronique Gens
Helena Rasker
John Bower
Luís Rodrigues
Michel Brodard
Coro e Orquestra
Gulbenkian
Michel Corboz (dir.)

Ano de reedição
2006

Editora
Numérica

Preço
€ 10,91

Referência
PS 5001

Edição mais recente do ObservatórioOutras edições do Observatório
Edição recente do Prémio de Cultura Padre Manuel AntunesOutras edições do Prémio de Cultura Padre Manuel Antunes
Quem somos
Página de entrada