Vemos, ouvimos e lemos
Música

João Vaz interpreta Buxtehude e Pachelbel no órgão da Igreja de Linda-a-Velha

A Juventude Musical Portuguesa lançou no dia 9 de Março, na Sé do Porto, o CD em que João Vaz interpreta obras de Dieterich Buxtehude (1637-1797) e Johann Pachelbel (1653-1706) no Órgão Dinarte Machado da Igreja de Nossa Senhora do Cabo, Linda-a-Velha.

Os dois compositores escolhidos por João Vaz representam duas escolas: "As disparidades estilísticas engendradas nas redes de relações mestre-discípulo, as diferentes formas e graus de integração de práticas compositivas e interpretativas estrangeiras, nomeadamente francesas e italianas, a prevalência regional do catolicismo ou do protestantismo, com rituais e repertórios vocais próprios, e as diversas tradições de organaria, que produziram instrumentos dissemelhantes nos planos da arquitectura mecânica e tonal, separaram os compositores alemães de música de tecla da segunda metade do século XVII em duas escolas, que em todo o caso se alimentaram mutuamente: a do centro-norte (...) e a do sul incluindo a Áustria". A obra de Dieterich Buxtehude (1637-1707) representa o apogeu da primeira tradição, ao passo que Johann Pachelbel (1653-1706) representa a substância da segunda escola.

O instrumento, desenhado especialmente para o local onde se encontra instalado, concilia uma arquitectura tonal de matriz clássica com as características identitárias da escola de organaria portuguesa tardo-setecentista, cujos representantes maiores são Joaquim António Peres Fontanes (m. c. 1820) e António Xavier Machado e Cerveira (m. 1828), construtores dos seis órgãos da Basílica de Mafra.

Capa do CD

O órgão é composto de quatro secções independentes, providas de um total de 32 registos, a que correspondem três teclados manuais e uma pedaleira. A espacialização das diferentes secções do instrumento é notória nesta gravação: o ouvinte perceberá mais próximo o Positivo de Costas; no centro do espaço acústico ouvirá o Órgão Principal e nos planos mais afastados o Pedal e o Órgão de Eco.

Para audição propomos a primeira faixa do CD: "Praeludium, Fuge und Ciaconna in C, BuxWV 137, de Dieterich Buxtehude (5:15).

 

 

Artigo relacionado:

João Vaz edita disco de apresentação do órgão de Linda-a-Velha

 

© SNPC - 11.03.2008

 

 

Topo | Voltar | Enviar | Imprimir

 

 

barra rodapé

Capa do CD

Autores
Dieterich Buxtehude
Johann Pachelbel

Intérprete
João Vaz
(Órgão Dinarte Machado - Igreja de Nossa Senhora do Cabo, Linda-a-Velha)

Editora
Juventude Musical Portuguesa

Ano
2007

Preço de Capa
€ 15,80

Preço no síte da Editora
€ 14,22

Edição mais recente do ObservatórioOutras edições do Observatório
Edição recente do Prémio de Cultura Padre Manuel AntunesOutras edições do Prémio de Cultura Padre Manuel Antunes
Quem somos
Página de entrada