Vemos, ouvimos e lemos
Projeto cultural
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosLigaçõesBrevesAgenda Arquivo

Fotografia

O peregrino incansável

Karoki Lewis é agnóstico, mas dedica a sua vida a fotografar peregrinos, de diferentes religiões, em diferentes partes do mundo.

A sua mãe indiana é de uma família cristã, mas em jovem abraçou o comunismo. O seu pai era um anglicano não praticante. Por essa razão, o fotógrafo confessa-se ignorante no que diz respeito à religião.

“Este projecto é uma forma de aprender mais sobre a religião. Sinto-me atraído pela espiritualidade e, de forma muito delicada, este projecto é uma forma de explorar isso”, diz.

O projecto? Acompanhar peregrinações em diferentes partes do mundo, fotografar e tentar transmitir um pouco da experiência.

O seu primeiro contacto com esta vertente do sagrado teve lugar em 2001. O Kumbh Mela é muito possivelmente a maior peregrinação do mundo. Nesse ano, em Allahabad, cerca de 70 milhões de pessoas convergiram na confluência do Ganges com o Yamuna para se banharem nas águas sagradas.

FotoTaj Mahal

Desde então acompanhou diversas peregrinações. No site da BBC estão em destaque fotografias de algumas destas viagens.

A religião Jain é desconhecida da maioria dos cristãos. Karoki acompanha centenas de milhares de pessoas na Índia para uma cerimónia que ocorre apenas de 12 em 12 anos. A unção da gigantesca estátua de Bahubali, um santo Jain, é de um exotismo fascinante.

Foto Religião Jain

Com a multidão reunida aos pés da estátua milenar, sacerdotes derramam por cima da sua cabeça litros e litros de leite, açúcar, açafrão, turmérico, coco e pétalas.

Uma visão que contrasta brutalmente com as cenas vividas na Irlanda, em Croagh Patrick. A subida ao cume deste monte totalmente deserto, composto essencialmente por pedras, é difícil e agreste. Os peregrinos fazem-no como acto penitencial e para recordar os dias que São Patrício passou no seu topo, em jejum.

FotoS. Patrício

Há ainda uma série de fotografias de uma peregrinação budista no Vietname, ao Pagode do Perfume, mas talvez a série mais bela (e a narração do fotógrafo parece confirmá-lo), seja a grande peregrinação a Lalibela, na Etiópia, para celebrar o Natal segundo o calendário da Igreja Ortodoxa deste país.

As cerimónias culminam com a “Dança do Rei David”, com dezenas de padres vestidos de branco a dançar à volta de uma das fantásticas Igrejas esculpidas da rocha. Os padres no topo representam os anjos a anunciar o nascimento do Messias, os que estão junto à base da Igreja representam os pastores.

FotoLalibela

Karoki Lewis, que tem em preparação um livro e uma exposição onde reúne todas estas aventuras, representa o homem sedento de Deus que O procura na face dos que caminham para Ele.

 

Religião Jain

Foto

 

Foto

 

Foto

 

Foto

 

Foto

 

Foto

 

Foto

 

Foto

 

Foto

 

Foto

 

Foto

 

Foto

 

Foto

 

Foto

 

Peregrinação ao Monte de S. Patrício

Foto

 

Foto

 

Foto

 

Foto

 

Foto

 

Foto

 

Foto

 

Foto

 

Foto

 

Foto

 

Foto

 

Foto

 

Foto

 

Foto

 

Foto

 

Foto

 

Foto

 

Peregrinação no Vietname

Foto

 

Foto

 

Foto

 

Foto

 

Foto

 

Foto

 

Foto

 

Foto

 

Foto

 

Foto

 

Foto

 

Foto

 

Foto

 

Foto

 

Lalibela

Foto

 

Foto

 

Foto

 

Foto

 

Foto

 

Foto

 

Foto

 

Foto

 

Foto

 

Foto

 

Filipe d'Avillez
Fotografia: Karoki Lewis
© SNPC | 09.03.10

Foto

 

 

Artigos relacionados

 

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Subscreva

 


 

Mais artigos

Leitura
Imagem/Vídeo
Mais vistos

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página