Vemos, ouvimos e lemos
Projeto cultural
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosLigaçõesBreves Arquivo

Liga dos Campeões

L'Osservatore Romano elogia lição de futebol e estilo do Barcelona

O diário L’Osservatore Romano elogiou o jogo limpo da equipa do Barcelona durante a final da Liga dos Campeões, em que venceu o Manchester United por 2-0. A partida disputou-se na última quarta-feira, em Roma.

Em artigo intitulado “Il calcio, finalmente” (O futebol, finalmente), o jornal louvou o comportamento do treinador da equipa espanhola, Pep Guardiola, os jogadores e os adeptos, ante “um ambiente muitas vezes castigado por polémicas exasperadas e violências criminosas”.

Foto

O L’Osservatore Romano referiu que “a técnica e a fantasia” do Barcelona levaram a melhor sobre "o vigor atlético". O artigo sublinha igualmente o percurso de Guardiola, que na sua primeira experiência ganhou a Liga, a Taça do Rei e o troféu maior do futebol europeu.

FotoGuardiola

“Dele [Guardiola] poderiam ter-se esperado declarações eufóricas de satisfação. Pelo contrário, as suas primeiras palavras foram uma inesperada dedicatória a Paolo Maldini, capitão do AC Milan e sobretudo um grande e exemplar jogador que se retira do futebol depois de vinte e cinco anos de recordes e de vitórias e que viu a sua festa de despedida estragada por quatro fanáticos”, numa alusão a algumas faixas com frases ofensivas que alguns detractores do futebolista exibiram no seu jogo de despedida.

Foto

O diário saudou igualmente o comportamento do técnico da equipa inglesa: "Uma lição de fair play ao perfeito estilo britânico veio do treinador do Manchester, Sir Alex Ferguson, que reconheceu a superioridade e o mérito do adversário."

Foto

No dia do jogo, Bento XVI saudou os árbitros no final da Audiência Geral que se realiza à 4.ª feira. O Papa cumprimentou e falou durante alguns momentos com o suiço Massimo Bussaca e os dois auxiliares.

 

ACI Prensa | rm
Fotografias: UEFA
© SNPC (trad./adapt) | 28.05.09

Foto
Barcelona vs. Manchester

 

 

Artigos relacionados

 

 

Página anteriorTopo da página

 


 

5ª Jornada da Pastoral da Cultura. Inscreva-se.

 


 

Mais artigos

Mais vistos

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página