Vemos, ouvimos e lemos
Projeto cultural
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosLigaçõesBrevesAgenda Arquivo

Cinema

"La Donation": Vocação ao serviço distinguida pela SIGNIS

O filme canadiano “La Donation”, de Bernard Emond, foi distinguido com o prémio do Júri SIGNIS do Festival Internacional de Cinema de Las Palmas (Espanha), que ocorreu entre 12 e 20 de Março.

Para o júri, que integrou o português Francisco Perestrello, “o filme realça a dedicação ao bem da sociedade em geral e ao próximo em particular dos dois protagonistas, o dr. Yves Rainville (Jacques Godin) e a sua futura sucessora, dr.ª Jeanne Dion (Elise Guibaut). Ambos demonstram uma entrega exemplar ao seu trabalho, emprestando-lhe uma dimensão quase vocacional.”

Os representantes da SIGNIS (Associação Católica Mundial para a Comunicação) destacaram também o facto de a sequência final ser uma metáfora de um futuro esperançoso para a humanidade.

“Por fim, também valorizamos positivamente a forma tão humana de mostrar o conflito de sentimentos entre o amor à terra de origem e a adaptação a uma nova comunidade”, refere o júri.

 

Sinopse

O dr. Rainville, um médico de província muito ligado aos seus doentes, aproxima-se da reforma e procura um substituto. Jeanne Dion, médica dos serviços de urgência de Montreal responde ao anúncio e aceita ocupar o cargo durante um mês, período em que o dr. Rainville vai viajar.

A relação com os pacientes é muito mais íntima do que aquela a que Jeanne estava habituada no grande hospital. Esta proximidade é para ela motivo de atracção mas também de inquietação. Aceitará ela uma responsabilidade que a compromete muito mais do que ela previa?

 

 

 

rm
© SNPC | 24.03.10

Fotograma











Fotograma












Fotograma

 

 

Artigos relacionados

 

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Subscreva

 


 

Mais artigos

Leitura
Imagem/Vídeo
Mais vistos

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página