Vemos, ouvimos e lemos
Projeto cultural
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosLigaçõesBrevesAgenda Arquivo

Exposição

Os Papas e Fátima

O Santuário de Fátima expõe no complexo da igreja da Santíssima Trindade a exposição documental "O Bispo vestido de branco: Os Papas e Fátima", que evoca as visitas pontifícias àquele espaço.

A iniciativa, organizada no âmbito da deslocação a Portugal de Bento XVI, recorda através de fotografias e documentos todos os Papas desde as aparições de 1917 até à actualidade, destacando as quatro visitas ao santuário: a primeira em 1967, por Paulo VI, e as restantes, em 1982, 1991 e 2000, por João Paulo II.

A exposição, com entrada gratuita, pode ser visitada diariamente entre as 9h00 e as 19h00.

FotoBento XV

 

FotoPio XI

 

FotoPio XII

 

Foto

 

FotoJoão XXIII

 

FotoCard. Angelo Roncalli (futuro Papa João XXIII) em Fátima

 

Foto

 

FotoPaulo VI empreendeu a primeira visita de um Papa a Portugal, em Maio de 1967, no cinquentenário das aparições de Nossa Senhora aos videntes Lúcia, Francisco e Jacinta.

 

Foto

 

Foto

 

Foto

 

Foto

 

FotoJoão Paulo I

 

FotoD. Albino Luciani (futuro Papa João Paulo I) em Fátima

 

FotoJoão Paulo II

 

Foto

Após o atentado falhado de 13 de Maio de 1981, João Paulo II reteve uma convicção profunda, que testemunhou com as seguintes palavras: “Eu devo a minha vida a nossa Senhora de Fátima”. Assim, um ano após esta data, em 1982, o “Papa de Fátima”, como ficará para a história, peregrinou a este santuário mariano português.

Foto

Dez anos depois do atentado, em 1991, o Papa peregrino regressaria a Fátima, após em 1984 ter pedido para lhe ser levada a Roma a imagem de Nossa Senhora de Fátima entronizada na Capelinha das Aparições, para a consagração do mundo à Virgem.

Foto

A expressão mais alta do reconhecimento de Fátima por João Paulo II deu-se a 13 de Maio de 2000, com a beatificação dos dois videntes mais novos e o anúncio da publicação da terceira parte do segredo”, considera Mons. Luciano Guerra, antigo reitor do Santuário de Fátima.

Foto

Um dos gestos da ligação deste Papa a Fátima aconteceu quando Jele ofereceu a Nossa Senhora de Fátima a bala que o trespassara em 1981. Esta bala foi no ano de 1989 encastoada na coroa preciosa de Nossa Senhora de Fátima, que tinha sido oferecida pelas mulheres de Portugal em 1942.

Foto

 

FotoCard. Joseph Ratzinger, actual Papa Bento XVI, em Fátima

 

Foto

 

Foto

 

Texto e fotografia: Santuário de Fátima
Fotografias da exposição: rm/SNPC
16.04.10

João Paulo II
João Paulo II em Fátima

 

 

Artigos relacionados

 

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Subscreva

 


 

Mais artigos

Leitura
Imagem/Vídeo
Mais vistos

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página