Vemos, ouvimos e lemos
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosLigaçõesBrevesAgenda Arquivo

Vocação

Quero ser padre apesar do cancro

“Desde criança que senti um apelo ao sacerdócio”. Assim escreveu Philip Gerard Johnson no seu blog In Caritate Non Ficta, em Novembro de 2008. Aos 24 anos este oficial de Marinha americano decidiu dar a Deus o seu sim e ingressou no seminário.

Histórias de vocações há muitas, cada uma é especial e particular, mas há um factor que torna a caminhada de Philip particularmente tocante: Tem mais ou menos o tamanho de uma lima, e encontra-se na sua cabeça, mais precisamente na parte do seu cérebro que controla os movimentos.

A natureza e localização do tumor de que sofre torna-o inoperável. Philip sabe que, salvo alguma intervenção divina, pela qual não deixa de rezar, morrerá de forma dolorosa.

Contudo, no seu blog afirma: “Enquanto lido com o meu tumor, não fico triste por saber que poderá levar-me a sofrer e, eventualmente, morrer. Isto acabará por acontecer a todos nós, e devemos estar preparados para enfrentar a morte a qualquer momento, num estado de graça. Aquilo que me atormenta todos os dias é que, por várias circunstâncias – algumas das quais não posso controlar – poderei nunca saber o que é servir Deus como o alter Christus que desejo ser de todo o meu coração. Vêm-me lágrimas aos olhos só de pensar que poderei partir deste mundo sem pronunciar as palavras de Cristo na Última Ceia: “Este é o meu Corpo; Este é o meu Sangue” (…). Rezo fervorosamente que um dia possa ter o privilégio de absolver pecados – mesmo que apenas viva o suficiente para absolver um…”.

Há dias este jovem, que completou recentemente o seu primeiro ano no seminário, soube que o seu tumor tem crescido, não obstante os tratamentos. O seu bispo dispensou-o da obrigação de ir trabalhar para uma paróquia durante o Verão, uma vez que vai começar um tratamento particularmente difícil, incumbindo-o de descansar e rezar pela Igreja.

Toda a história de Philip, incluindo actualizações sobre o seu estado de saúde, pode ser lida no seu blogue, onde é também possível encomendar pagelas de oração, pedindo a intercessão do Pe. Frederick Price, um americano que fundou a ordem missionária de Maryknoll, pela sua cura e salvação.

 

Filipe d'Avillez
© SNPC | 25.05.10

Philip Gerard

 

 

Artigos relacionados

 

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Subscreva

 


 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página