Vemos, ouvimos e lemos
Projeto cultural
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosLigaçõesBreves Arquivo

Irão

Cenas da cidade sagrada de Qum

A cidade de Qum é o coração do Islão xiita, sendo um dos principais destinos dos peregrinos muçulmanos xiitas de todo o mundo. É o maior centro de aprendizagem, capital do clero iraniano e local de residência para 100 mil estudantes e teólogos.

O fotógrafo, Alfred Yaghobzadeh, é um cristão com raízes arménias e sírias. Ele acredita os responsáveis religiosos iranianos se sentiram honrados pelo interesse demonstrado por alguém que não pertence à sua comunidade. O trabalho de captação de imagens em Qum terminou em Dezembro de 2008.

A convivência com vários mullahs convenceu Yaghobzadeh de que os religiosos iranianos não são um grupo homogéneo. No topo da hierarquia, estão os responsáveis pelos destinos do país. Mas há também directores de escolas teológicas, ao passo que outros têm uma vida comum. Muitos não concordam com a maneira como o Irão está a ser dirigido. Alguns adoptam uma atitude mais rígida face à lei, sendo muito próximos do pensamento do actual presidente, Ahmadinejad; outros são mais abertos à mudança.

Apesar de a maioria dos crentes do Irão ser xiita, este ramo do Islão constitui 16% do total dos muçulmanos. A maior tendência é a sunita, à qual pertencem 84% dos crentes.

 

Veja as fotografias | IMAGENS SLIDE SHOW |

 

In New York Times
05.08.09

FotoTurbantes para ordenações
Foto: Alfred Yaghobzadeh

 

Ligações e contactos

 

Artigos relacionados

 

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Subscreva

 


 

Mais artigos

Imagem/Vídeo
Mais vistos

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página