Alexandre Soares dos Santos recebe Prémio Fé e Liberdade
O Instituto de Estudos Políticos (IEP), da Universidade Católica Portuguesa, vai atribuir o Prémio Fé e Liberdade a Alexandre Soares dos Santos, anterior presidente do conselho de administração do grupo Jerónimo Martins.
A distinção vai ser entregue a 24 de junho, durante o Fórum Político do Estoril, que reúne dezenas de oradores nacionais e estrangeiros sob o tema "Reavaliando a 3.ª vaga de democratização", por ocasião dos 40 anos do 25 de abril (1974) e os 25 anos da queda do Muro de Berlim (1989).
A sessão, que à semelhança das conferências decorre no Hotel Palácio Estoril, terá como anfitrião o padre José Tolentino Mendonça, vice-reitor da Universidade Católica Portuguesa e diretor do Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura.
O moderador será Alejandro Chafuen, presidente da Atlas Economic Research Foundation (Washington, EUA) e membro da direção do Acton Institute for the Study of Religion and Liberty (Grand Rapids, EUA).
Elísio Alexandre Soares dos Santos (1934), que já foi considerado a pessoa mais rica em Portugal, vai ser apresentado por Manuel Braga da Cruz, anterior reitor da Universidade Católica.
Quando anunciou, em setembro de 2013, que a partir de novembro desse ano ia deixar o cargo no grupo, Alexandre Soares dos Santos revelou que pretendia dedicar-se à presidência do conselho de administração da sociedade Francisco Manuel dos Santos e da Fundação Francisco Manuel dos Santos.
O programa do encontro prevê a presença de personalidades anteriormente distinguidas com o prémio: Mons. João Evangelista, fundador da Associação Cristã de Empresários e Gestores (Acege), Maria Barroso, da Fundação Pro Dignitate, e Mário Pinto, do IEP.
João Salgueiro, Guilherme d'Oliveira Martins, Jaime Gama, Francisco Pinto Balsemão, Francisco Assis, Paulo Rangel, Henrique Monteiro, Henrique Raposo, José Manuel Fernandes, Miguel Monjardino e Fernando Ulrich são alguns dos intervenientes anunciados para o Fórum Político do Estoril, que decorre entre 23 e 25 de junho.
Rui Jorge Martins
© SNPC |
01.06.14
Foto: Renascença