Leitura
Apresentação das mais recentes obras da coleção "Poéticas do viver crente"
«A paciência é o olhar generoso de Deus fixo no homem, olhar que não se detém nos detalhes, no acidente de percurso, que não considera o pecado definitivo, mas que o coloca no contexto de todo o caminho existencial que o homem é chamado a percorrer.» (Luciano Manicardi)
«Deus deixa-nos partir, fazermo-nos à vida, mesmo que isso implique deixar a sua casa. (…) O nosso comportamento, seja ele qual for, não condiciona a presença amorosa de Deus em cada um de nós. Vivendo o que vivemos somos sempre amados incondicionalmente por Deus.» (Carlos Maria Antunes).
Oferecer «literatura de cariz religioso e espiritual que possa ser um contributo para a maturação da experiência de fé» é o objetivo da coleção “Poéticas do viver crente”, da editora Paulinas, dirigida pelo diretor do Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura, padre José Tolentino Mendonça.
Os dois últimos volumes da coleção, “A caridade dá que fazer” (Luciano Manicardi) e “Atravessar a própria solidão” (Carlos Maria Antunes) foram recentemente apresentados em Lisboa, numa sessão que contou com a presença do programa Ecclesia na RTP-2.
Além do vídeo da reportagem, no final desta página, apresentamos hoje um excerto das duas obras: Suportar com paciência as fraquezas do nosso próximo e Cair em si: possibilidade de um encontro.
© SNPC / Ecclesia / RTP-2 |
12.08.11