Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

“Just use it”: Arte urbana inspira selo de Páscoa do Vaticano

No princípio era a pintura “Ascensão”, do alemão Heinrich Hofmann (1824-1911); mais de um século depois, o quadro inspirou uma reelaboração em forma de arte urbana, sem assinatura, desenhada em Roma, próximo da ponte Vittorio Emanuelle II, a cerca de 500 metros da praça de S. Pedro. Daí até esta se tornar um selo da Cidade-Estado do Vaticano, a distância, espacial e temporal, foi muito mais abreviada.

O selo que o Vaticano escolheu para assinalar a “Páscoa da Ressurreição” de 2020, no valor de 1,15 €, retrata este exemplar de “street art”. Com as dimensões de 3x4 cm, vai ter uma tiragem máxima de 80 mil exemplares, informa a página da Santa Sé dedicada às emissões filatélicas, muito apreciadas e disputadas por colecionadores.

Na versão anónima, as palavras “Just use it” foram colocadas sobre os contornos do Sagrado Coração de Jesus – que não está presente na obra de Hofmann –, numa aparente reapropriação do slogan da Nike, “Just do it”. Nas redes sociais sugere-se que a intenção do artista foi a encorajar as pessoas atormentadas com problemas a refugiarem-se no Coração de Jesus.

A “descoberta”, casual, da obra foi feita por Mauro Olivieri, do departamento filatélico e numismático do Vaticano: «Estava na motorizada quando a minha atenção foi atraída para um pequeno mural. Fixei-a, e no meio do compreensível buzinar do transito romano, tirei algumas fotografias com o meu telemóvel».

«Depois submeti a ideia de representar a imagem no tradicional selo pascal. Confesso que temia pelo menos hesitação, reservas. Em vez disso, a adesão foi imediata e convicta», declarou. Com a difusão do selo, não é de excluir que não se fique a saber o local exato onde está a pintura, e, quem sabe, o autor.

A emissão filatélica, primeira incursão na arte urbana, e com um desenho de letra a condizer, é acompanhada por palavras que o papa Francisco proferiu na mensagem “Urbi et orbi” da Páscoa de 2019:

«A Ressurreição de Cristo é princípio de vida nova para todo o homem e toda a mulher, porque a verdadeira renovação parte sempre do coração, da consciência. Mas a Páscoa é também o início do mundo novo, libertado da escravidão do pecado e da morte: o mundo finalmente aberto ao Reino de Deus, Reino de amor, paz e fraternidade. Cristo vive e permanece connosco. Mostra a luz do seu rosto de Ressuscitado e não abandona os que estão na provação, no sofrimento e no luto».

O programa para 2020 inclui emissões filatélicas referentes ao pontificado de Francisco, o 1750.º aniversário do nascimento de S. Nicolau de Bari, cidade que o papa visitou pela segunda vez neste domingo, e os 250 anos da morte do pintor Giambattista Tiepolo (com um seu fresco alusivo ao sacrifício não consumado de Isaac, por parte do seu pai, Abraão).

Os selos da Cidade-Estado previstos para este ano compreendem, como temas, o meio século do Dia Mundial da Terra, o centenário do nascimento de S. João Paulo II (emissão conjunta com a Polónia), o Ano Internacional da Saúde das Plantas, os centenários da morte de Santa Teresa de Jesus dos Andes e da proclamação de Santo Efrém o Sírio como doutor da Igreja.

Os 500 anos da morte do pintor Rafael Sanzio, o centenário da fundação do Apostolado do Mar, o 52.º Congresso Eucarístico Internacional, o meio século das relações diplomáticas entre a Santa Sé e a União Europeia, bem como com a Costa do Marfim, as viagens do papa Francisco ao estrangeiro em 2019, o Natal, o nono centenário da catedral de Volterra e o 250.º aniversário do nascimento de Beethoven completam a programação.


Imagem D.R.

 

Rui Jorge Martins
Fontes: Cidade-Estado do Vaticano, ArtsLife
Imagem: D.R.
Publicado em 26.02.2020

 

 
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Teologia e beleza
Impressão digital
Pedras angulares
Paisagens
Umbrais
Mais Cultura
Vídeos