Ano Internacional da Astronomia
Da Bíblia
Fotografia e imagem
Notícias
Igreja e astronomia
Ligações

História

Marcos da exploração espacial

Foto

O Sputnik I foi o primeiro satélite artificial. Lançado pela antiga União Soviética a 4 de Outubro de 1957, tinha um diâmetro de 58 cm. e pesava 83,6 kg. Orbitou a Terra durante seis meses antes de cair. Seguiu-se-lhe, a 3 de Novembro, o Sputnik II, com maior capacidade de carga, e que levava a bordo a cadela Laika.

 

Foto

No dia 12 de Abril de 1961, a bordo da nave Vostok 1, Yuri Gagarin tornou-se no primeiro humano a orbitar o planeta Terra. A Vostok orbitou a Terra à velocidade de 27.400 km/h, num voo que durou 108 minutos. Aquando da reentrada da Vostok, Gagarin ejectou-se da cápsula e regressou à Terra em pára-quedas. Após este histórico voo, Gagarin tornou-se num símbolo internacional do programa espacial soviético. Sete anos mais tarde, em 27 de Março de 1968, faleceu num acidente quando pilotava o seu MIG-15 numa missão de treino.

 

Foto

Esta fotografia, tirada pela Apollo 8 em 8 de Dezembro de 1968, mostrou um planeta vibrante e acolhedor. Por vezes, precisamos de nos afastar para reconhecer a beleza daquilo que está tão perto de nós.

 

 

Foto

Neil Armstrong foi o primeiro homem a pisar a Lua, em 20 de Julho de 1969.
Na imagem, o presidente Richard Nixon dá as boas vindas à tripulação da Apollo 11. A fotografia foi obtida quando os astronautas ainda estavam de quarentena, no porta-aviões USS Hornet, em pleno Oceano Pacífico.

 

Foto

Imagem capturada pela tripulação da Apollo 17 na sua viagem à Lua, em 1972. Foi a primeira vez que a trajectória da nave permitiu fotografar o hemisfério sul e a calote polar. O resultado foi uma das mais belas imagens do planeta Terra.

 

Foto

A explosão do vaivém Challenger, a 28 de Janeiro de 1986, está gravada nas nossas memórias. Este acontecimento, veio pôr fim a uma era de confiança e optimismo no programa espacial americano. Muita coisa foi reequacionada e a exploração espacial tomou um novo rumo após esta tragédia.

 

Foto

No ano 2000, a NASA encontrou provas da existência de água em Marte. Foi um descoberta que alimentou diversas teorias da possível existência de vida no planeta vermelho. Adicionalmente, tornou mais viável a ideia de uma futura missão humana a Marte.

 

Foto

A Voyager 1 foi lançada em Setembro de 1977, duas semanas após a “irmã gémea”, a Voyager 2. Explorou Júpiter e Saturno. É o objecto feito pelo Homem que está mais distante da Terra. As duas sondas estão destinadas às fronteiras do sistema solar.
Ambas transportam uma apresentação do planeta Terra para outras civilizações, através de um disco de cobre revestido a ouro, e respectiva agulha de leitura. A informação armazenada inclui a silhueta de um casal humano, 115 imagens, 35 sons naturais (vento, pássaros, água, etc.), saudações em 55 línguas (incluindo Português) e excertos de diversos géneros musicais.

 

In Obvious (com SNPC)
09.10.09


 


 

Subscreva

 


 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página