Ano Internacional da Astronomia
Da Bíblia
Fotografia e imagem
Notícias
Igreja e astronomia
Ligações

Iniciativas

100 Horas de Astronomia

As «100 Horas de Astronomia» são um projecto global do Ano Internacional da Astronomia 2009. Consiste numa vasta selecção de actividades de divulgação, que incluem observações, palestras, transmissões em directo de observatórios e centros de investigação e muito mais. Para tal conta-se com a colaboração de Investigadores, astrónomos amadores, professores, profissionais de planetários e de outros centros de ciência por todo o mundo.

Ininterruptamente durante 100 horas, alguém, algures no planeta estará a observar através de um telescópio, numa palestra sobre um tema de astronomia, a ver uma sessão de planetário, ou na Internet a ver como trabalham os investigadores. Será a maior celebração da Astronomia de todos os tempos. Um dos grandes objectivos deste evento é pôr o máximo de pessoas possível a observar o céu através de um telescópio, à semelhança do que Galileu Galilei fez há 400 anos atrás.

Este evento irá ocorrer entre 2 e 5 de Abril de 2009, durante a fase de quarto crescente (uma boa fase para observação lunar) e numa altura que Saturno estará também visível durante grande parte da noite. A lista dos concelhos e entidades que irão acolher eventos pode ser consultada aqui.

Haverá também uma componente de observação solar, especialmente no dia 5 de Abril, Domingo. A propósito, sabe que é muito fácil construir um Relógio de Sol Equatorial?

Dia do Sol

Outra iniciativa associada tem por título « 100 Horas de Astronomia Remota», que vai dar a oportunidade, a todos os interessados em fotografar o céu, de controlar remotamente telescópios espalhados um pouco por todo o mundo. São vários os observatórios que ofereceram gentilmente os seus telescópios para esta iniciativa. Mais informações aqui (em inglês).

A nível mundial, o projeto «100 Hours of Astronomy» promete quebrar recordes. Um dos momentos altos será o «webcast» «Around the World in 80 Telescopes». Durante 24 horas, das 09:00 UT (10:00 em Portugal) do dia 3 de Abril até às 09:00 UT do dia 4 de Abril, observatórios de todo o mundo vão abrir as suas portas numa transmissão em directo, por «webcast».  Durante o evento serão transmitidas as últimas imagens obtidas pelos telescópios, vários cientistas apresentarão resultados da sua investigação e será fornecida muita informação acerca dos observatórios e da sua importância. Haverá a possiblidade de envio de mensagens e perguntas aos intervenientes. Mais informações sobre a celebração mundial podem ser encontradas aqui (em inglês).


30.03.09

Cartaz

 


 

Subscreva

 


 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página