Breves
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosIgreja e CulturaPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosPerspetivasConcílio Vaticano II - 50 anosPapa FranciscoBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

Cultura

Manuscrito do séc. XIII sobre aves é um dos primeiros 256, de 80 mil, que Biblioteca do Vaticano disponibiliza na internet

Um manuscrito com cerca de sete séculos sobre caça com aves, além de livros medievais usados nos mosteiros, integram o conjunto das primeiras 256 obras redigidas à mão que a Biblioteca do Vaticano digitalizou e disponibilizou na internet para acesso gratuito.

A iniciativa prevê a digitalização de 80 mil manuscritos com o apoio de patrocinadores e recurso a novas tecnologias, revelou a agência de notícias do Vaticano.

«Estamos muito felizes por poder dizer ao mundo que tomou forma o projeto de tornar acessíveis os manuscritos da Biblioteca do Vaticano via “web”, que podem ser estudados de qualquer parte do globo», afirmou o diretor da Biblioteca, o padre italiano Cesare Pasini.

Imagem

O prefeito da instituição explicou que foram necessários dois anos de trabalho para a programação e que a digitalização começou há um ano.

Referindo-se às obras colocadas na internet, o responsável referiu que o volume mais «famoso» é "De arte venandi cum avibus", «ilustrado com particularidades muito detalhadas sobre como eram representados os pássaros e como se fazia a caça», livro que pertenceu a Frederico II, importante monarca europeu do século XIII.

Imagem

O sacerdote adiantou que a instituição está envolvida na digitalização de manuscritos chineses, bem como escritos gregos e, «possivelmente», hebraicos, a par de um «grande projeto» ligado à Biblioteca de Oxford.

O padre Pasini realçou a importância dos patrocinadores e convidou instituições e particulares a apoiarem financeiramente a iniciativa.

Imagem

 

Imagem

 

Imagem

 

Imagem

 

Imagem

 

Imagem

 

Imagem

 

Imagem

 

Imagem

 

Rui Jorge Martins
In Agência Ecclesia / Com SNPC
Imagens: Biblioteca Apostólica do Vaticano
© SNPC | 05.02.13

Redes sociais, e-mail, imprimir

Imagem

 

 

Artigos relacionados

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Receba por e-mail as novidades do site da Pastoral da Cultura


Siga-nos no Facebook

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página