Vemos, ouvimos e lemos
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosConcílio Vaticano II - 50 anosBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

Literatura

Bispo do Porto profere conferência de abertura do Correntes d'Escritas

O bispo do Porto, D. Manuel Clemente, vai proferir a conferência de abertura da 13.ª edição das Correntes d’Escritas, que decorre de 23 a 25 de fevereiro na Póvoa de Varzim, revela o site da autarquia.

A intervenção do Prémio Pessoa 2009 está prevista para as 15h00 do dia 23, no auditório municipal.

O secretário de Estado da Cultura, Francisco José Viegas, vai também estar presente na iniciativa, anuncia aedição online do “Póvoa Semanário".

O “Corrente d’Escritas de 2012, que foi apresentado esta quinta-feira, conta com a presença de 54 autores, dos quais 18 são estreantes.

Na conferência de apresentação do certame o vereador da Cultura, Luís Diamantino, revelou que a edição vai decorrer em três dias, menos um que o habitual.

A realização do encontro «é um milagre, na atual situação económica que o país vive», afirmou.

O Correntes d’Escritas começa com o anúncio dos vencedores de quatro galardões literários, sendo o mais importante o Prémio Casino da Póvoa, no valor de 20 mil euros.

O júri, constituído por Ana Paula Tavares, Fernando Pinto do Amaral, José António Gomes, Patrícia Reis e Pedro Mexia selecionou nove finalistas, de um total de mais de duas centenas.

«O ex-líbris do Correntes d’Escritas são as Mesas de Debate, quando centenas de pessoas, acomodadas nas cadeiras, nas escadas, no chão ou mesmo em pé, partilham emoções com os intervenientes», refere o site da Câmara da Póvoa de Varzim.

Lançamento de livros, sessões nas escolas e exposições marcam também o programa da iniciativa, que inclui a divulgação dos vencedores da 4ª edição dos Prémios de Edição LER/ Booktailors 2011.

 

Rui Jorge Martins
© SNPC | 02.02.12


D. Manuel Clemente

 

 

Artigos relacionados

 

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Subscreva

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página

 

 

 

2011: Eurico Carrapatoso. Conheça os distinguidos das edições anteriores.
Leia a última edição do Observatório da Cultura e os números anteriores.