Bispos do Porto e Bragança-Miranda intervêm em conferência para políticos e autarcas
O bispo do Porto, D. Manuel Clemente, e de Bragança-Miranda, D. José Cordeiro, são dois dos oradores da conferência anual que integra a formação em Administração Pública dirigida a autarcas e políticos organizada pela Universidade Católica Portuguesa.
A iniciativa dedicada à relação entre “Cultura e Espaço Público – Arte, Política e Filosofia” realiza-se a 20 de abril no Salão Árabe do Palácio da Bolsa, no Porto, e abre a terceira edição do “Master in Public Administration” (MPA).
D. Manuel Clemente vai ser o presidente da conferência de encerramento, em que participa o secretário de Estado da Cultura, Francisco José Viegas.
A mesa-redonda “Políticas públicas e centros históricos” vai ser presidida por D. José Cordeiro, enquanto que o padre Américo Aguiar, vigário-geral da diocese do Porto, modera a conferência “Clérigos como ilustração de um tempo”.
Entre os convidados que vão participar nas quatro mesas-redondas incluem-se Rui Moreira, presidente da Porto Vivo/SRU, João Serra, presidente da Fundação Cidade de Guimarães, Miguel von Hafe Pérez, diretor do Centro Galego de Arte Contemporânea, e o bispo do Porto, também presidente do Conselho Consultivo do MPA.
«Nos diversos painéis, propõe-se o debate em torno do património nacional, numa sequência temática que vai desde a reabilitação urbana e dos centros históricos, à Europa e às redes de programação cultural, terminando com a conferência “Clérigos como ilustração de um Tempo”», refere o site da Católica Porto.
No evento, marcam também presença Dalmácio Negro, catedrático de Ciência Política, e Rafael Rubio de Urquía, especialista em Teoria Económica e titular da cátedra de Doutrina Social da Igreja, ambos da Universidad San Pablo (Madrid).
No final da formação vai ser inaugurada uma mostra de fotografias relacionadas com os Clérigos, da autoria de Luís Ferreira Alves.
Rui Jorge Martins
© SNPC |
17.04.12