Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

"Céu de Santa Isabel": Católico e agnóstico criaram diálogo «feliz» entre antigo e contemporâneo

Imagem Igreja de Santa Isabel | Lisboa | D.R.

"Céu de Santa Isabel": Católico e agnóstico criaram diálogo «feliz» entre antigo e contemporâneo

A nova pintura do teto da igreja de Santa Isabel, em Lisboa, do suíço Michael Biberstein, vai ser inaugurada esta terça-feira, em Lisboa, às 17h30, pelo cardeal-patriarca, D. Manuel Clemente.

O Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura visitou a igreja no sábado, durante a sessão de apresentação da pintura, que contou com a presença do pároco, especialistas intervenientes no projeto "Um céu para Santa Isabel" e familiares do artista criador, falecido em maio de 2013, dois meses antes de começar a pintar o teto.

«O que eu creio que aqui se conseguiu foi uma articulação feliz e respeitosa entre a espiritualidade claramente representada numa igreja do século XVIII, e a maneira atual de dizer e viver a fé no século XXI», declarou o pároco, padre José Manuel Pereira de Almeida.

Michael Biberstein «acreditou» no projeto e «trabalhou obsessivamente nele» durante três anos, até à sua morte, realçou a viúva, a escritora Ana Nobre de Gusmão, que com um grupo de pessoas ligado à paróquia não deixou que a morte do marido sepultasse também o projecto.

O arquiteto João Appleton recordou a génese do programa, a que sempre esteve ligado, desde a sua apresentação pública, no contexto da Trienal de Arquitetura de Lisboa, em 2010, e as várias etapas e múltiplas dificuldades vividas até à conclusão, seis anos depois.

Para a irmã de Michael Biberstein, o mais inspirador na obra foi o facto se terem unido duas pessoas que, aparentemente, «não têm muito em comum» - um pároco e um agnóstico - agregando um conjunto de colaboradores que souberam trocar ideias e resistir à vontade de desistir.

A recuperação da igreja de Santa Isabel vai prosseguir, a partir de setembro, com o restauro dos altares laterais e do presbitério, espaço que o clero ocupa durante as celebrações.

 

 

Texto e fotografia: Rui Jorge Martins
Publicado em 18.07.2016

 

 
Imagem Igreja de Santa Isabel | Lisboa | D.R.
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Teologia e beleza
Impressão digital
Pedras angulares
Paisagens
Umbrais
Evangelho
Vídeos