Vemos, ouvimos e lemos
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosIgreja e CulturaPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosPerspetivasConcílio Vaticano II - 50 anosBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

Música

Ciclo de concertos assinala tempos fortes do ano litúrgico e festas marianas

O Auditório Senhora da Boa Nova, integrado na paróquia do Estoril (Cascais), acolhe no sábado (13 de outubro) um ciclo de concertos que acompanha tempos e dias festivos do ano litúrgico.

O primeiro recital, marcado para as 21h30, hora que se aplica a todos os concertos, evoca a Senhora da Boa Nova com o programa “O Culto da Virgem Maria ao Longo dos Séculos”, interpretado pelo Ensemble Vocal Introitus.

A 1 de dezembro o mesmo conjunto propõe “Natal para vozes iguais”, lembrando o Advento e o nascimento de Cristo, enquanto que a 28 de março as atenções centram-se na Semana Santa, com a presença de um ator a acompanhar o agrupamento.

O padroeiro da paróquia, Santo António, é assinalado no seu dia litúrgico, 13 de junho, com um concerto executado pelo Coro Gregoriano de Lisboa.

O programa “Virgo Mater”, pelo Ensemble Introitus, evoca a 15 de agosto a solenidade da Assunção de Nossa Senhora.

Em maio estão previstos quatro concertos em louvor da mãe de Jesus, a realizar no auditório ou na igreja.

O ciclo abre no dia 4 com cantos tradicionais à Virgem no programa “Senhora da Boa Nova, auxiliadora do povo português”, pelo Ensemble Introitus.

“A Boa Nova do Anjo a Maria” é a proposta para 11 de maio, e no dia 18 o grupo Mediae Vox Ensemble apresenta um concerto medieval. Os “concertos marianos” terminam no dia 25 com o Ensemble Introitus.

A agenda do auditório prevê para 4 de novembro um concerto da Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras, com peças de Mozart e Mendelssohn, às 18h30.

“A orquestra explicada às famílias” ciclo de cinco concertos, sempre ao sábado às 18h30, introduzidos por uma breve apresentação, dos vários naipes de uma orquestra e desta, em plenitude, no último concerto, é outra das iniciativas que têm lugar no auditório.

A demonstração das características e qualidades dos diferentes tipos e grupos (naipes) de instrumentos será feita mediante a execução de obras compostas para cada um deles. Os encontros «informais», «com uma aproximação entre músicos e público nunca vista», realizam-se a 27 de outubro, 17 de novembro, 15 de dezembro, 26 de janeiro e em fevereiro.

O ano litúrgico católico começa no primeiro domingo do Advento, que em 2012 ocorre a 2 de dezembro.

 

Rui Jorge Martins
© SNPC | 09.10.12

Redes sociais, e-mail, imprimir

Foto
Auditório da Boa Nova

 

 

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Subscreva

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página

 

 

 

2012: Nuno Teotónio Pereira. Conheça os distinguidos das edições anteriores.
Leia a última edição do Observatório da Cultura e os números anteriores.