Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

Ciclo de conferências debate caridade na economia, política, palco, em casa e entre minorias

A ex-governante Manuela Ferreira Leite e o ator Pêpê Rapazote são dois dos intervenientes do ciclo de conferências “Viver hoje a caridade”, que a paróquia de S. Tomás de Aquino, em Lisboa, realiza a partir de 13 de novembro.

«Contextualizada por múltiplos aspetos, a palavra caridade provém do latim “caritas” e é reconhecida amplamente através de diversos significados que nem sempre são coincidentes», sublinha a nota de apresentação, enviada ao Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura.

Com efeito, «desde amor divino, humano, amor ao próximo, prática do bem, doação, a caridade encerra tantas formas de aplicação como as vertentes da vida» em que se pode experienciar.

A «multiplicidade de caminhos» que a palavra abre reflete-se na variedade dos contextos profissionais dos convidados, começando pela sessão inaugural, com a participação de Romualda Fernandes (“Política com caridade”).

“A caridade começa em casa” é o tema proposto por Pedro Mota Soares, a 12 de fevereiro, seguindo-se “Desafio das minorias à caridade”, com Regina Tavares da Silva, a 11 de março.

As conferências, seguidas de debate com o público, prosseguem a 21 de abril, com Manuela Ferreira Leite (“Onde está a caridade na vida económica?”), e terminam com Pêpê Rapazote, que falará sobre “A caridade em palco”, a 13 de maio.

“A caridade jamais passará”, convicção expressa por S. Paulo na primeira carta aos Coríntios, congrega a iniciativa, com a duração de hora e meia, e que decorre sempre às 21h00, na paróquia de S. Tomás de Aquino, com entrada livre.


Imagem Cartaz | D.R.

 

Rui Jorge Martins
Imagem: D.R.
Publicado em 23.09.2019 | Atualizado em 07.10.2023

 

 

 
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Impressão digital
Paisagens
Prémio Árvore da Vida
Vídeos