Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

Colóquio debate «poética de Fátima»

A Cátedra Poesia e Transcendência | Sophia de Mello Breyner Andresen, da Universidade Católica (Porto), recebe a 18 de maio o colóquio “A poética de Fátima”, em parceria com o Departamento de Estudos do Santuário.

Após a sessão de abertura, marcada para as 16h00, decorre a primeira conferência, “A poética ritualidade de Fátima: por entre as artes do tempo e as artes do espaço”, proferida por Marco Daniel Duarte, diretor do Departamento de Estudos e do Museu do Santuário.

O programa, enviado hoje ao Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura, prossegue com o professor e escritor Ruy Ventura, que apresenta, às 17h00, a comunicação “António Botto, Mário Beirão e mais algumas metamorfoses de Fátima”.

“Diálogos em silêncio. O desejo do Deus minúsculo na obra poética por escrever de Francisco Marto” é o tema da intervenção de Pedro Valinho Gomes, diretor do Departamento para o Acolhimento de Peregrinos do Santuário, às 18h00.

O diretor da Cátedra Poesia e Transcendência, José Rui Teixeira, profere, meia hora depois, o estudo intitulado “Dar graças pelo dom de Fátima: o desdobramento de uma poética”.

A realizar nas instalações da Foz da Católica (auditório Carvalho Guerra), a iniciativa encerra com a apresentação do livro “Sob os braços da azinheira. Leituras de Fátima”, de Ruy Ventura, por Marco Daniel Duarte (19h00).

A Cátedra foi instituída no Centro Regional do Porto da Universidade Católica Portuguesa em 2006, «com caráter multidisciplinar e intercultural e com o objetivo de estudar as relações entre Poesia e Transcendência em autores portugueses e estrangeiros».

Entre os membros que constituem a sua estrutura incluem-se Isabel Andresen Sousa Tavares, os escritores Valter Hugo Mãe e D. José Tolentino Mendonça, a teóloga brasileira Maria Clara Bingemer, o teólogo João Manuel Duque e o diretor do Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura, José Carlos Seabra Pereira.     

A evocação do poeta Daniel Faria, no 20.º aniversário da morte, e de Sophia de Mello Breyner, no centenário do nascimento, e as representações de Maria na poesia portuguesa são alguns dos projetos de investigação em que a instituição está envolvida.


 

Rui Jorge Martins
Imagem: pryzmat/Bigstock.com
Publicado em 10.10.2023

 

 

 
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Impressão digital
Paisagens
Prémio Árvore da Vida
Vídeos