Breves
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosIgreja e CulturaPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosPerspetivasConcílio Vaticano II - 50 anosPapa FranciscoBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

Colóquio internacional de teologias feministas reflete sobre o corpo

«"Quem me tocou?" – O corpo nas teologias feministas» é o tema do 2.º Colóquio Internacional de Teologias Feministas que se realiza em Lisboa a 16 e 17 de novembro.

O encontro pretende sublinhar que «as mulheres têm corpo» e que ele, como «as suas vidas em corpo, lidas, ao longo da história da Igreja e da teologia, como lugar de tentação, são reivindicadas por mulheres como lugar de encontro com o religioso».

«"Cântico dos Cânticos” e o elogio da alteridade» (Isabel Allegro de Magalhães), "Não é o que entra, mas o que sai da boca que envenena os homens e mulheres" (André Barroso), «Mulheres, que fazeis aqui?» (Ana Vicente) e «Maria de Lourdes Pintasilgo. “Retratos sem moldura”» (Helena Silva Costa) são algumas das conferências..

O programa inclui o lançamento do livro "Mulheres que ousam ficar - Contributos para a teologia feminista", no sábado.

A mesa redonda "Uma religião com corpo", com Maria Julieta Mendes Dias, Maria Fernanda Henriques, Maria Carlos Ramos, Teresa Martinho Toldy e Ilda Pires conclui o encontro.

De acordo com a Bíblia (Marcos 5), a pergunta «quem me tocou?» foi feita por Jesus à multidão que o rodeava, quando sentiu que saíra dele uma força que, instantes depois, veio a descobrir ter curado a doença de uma mulher.

O colóquio é organizado pela Associação Portuguesa de Teologias Feministas.

ImagemPaolo Veronese

 

Rui Jorge Martins
© SNPC | 14.11.12

Redes sociais, e-mail, imprimir

Imagem

 

 

Artigos relacionados

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Receba por e-mail as novidades do site da Pastoral da Cultura


Siga-nos no Facebook

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página