Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

Convite para a mesa

No coração da liturgia desta Quinta-feira Santa encontrarás a mesa. A mesa na qual Jesus quer comer a Páscoa com os seus discípulos, a mesa de todas as refeições às quais Jesus acolhe os pecadores, a mesa da Eucaristia sobre a qual Ele volta sempre a oferecer-se, a mesa para a qual tu és hoje convidado.

Se se pensar bem, a mesa é a extensão da vida. A tua primeira mesa foram, por exemplo, o ventre da tua mãe e os braços do teu pai. A mesa foi, ao longo dos anos, um indispensável lugar de reconhecimento e de hospitalidade, experiência e troca e território de relação.

Por isso a mesa tem a forma de um dom, e evoca todos aqueles que nos alimentam. Não te alimentas só de comida. Fundamentalmente, nós alimentamo-nos uns dos outros. Somos alimentos uns para os outros.

Não compreenderemos nada da mesa se a reduzimos a uma realidade física. A mesa é a concretização do cuidado fundamental da existência. É o lugar da resposta positiva às necessidades mais elementares, como também àqueles que exprimem o nosso coração, sedento de amor.

A mesa compreende-se que se é amado, e pode ouvir-se, dirigido a ti: «quero que tu sejas», «quero que te sintas escutado», «quero que tu aprecies sabores», «quero para ti a plenitude». Hoje é importante que o saibas: Jesus convida-te para a sua mesa.


 

D. José Tolentino Mendonça
In Avvenire
Trad.: Rui Jorge Martins
Imagem: DROBOT VIKTORIIA/Bigstock.com
Publicado em 18.04.2019

 

 
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Teologia e beleza
Impressão digital
Pedras angulares
Paisagens
Umbrais
Mais Cultura
Vídeos