Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

Cultura ganha espaço na reflexão católica: Padres Vicentinos abrem «Mesa Redonda»

Cultura, sociedade, casa comum e missão são as quatro secções do novo espaço “Mesa Redonda – Missão ‘Onlife’” que os Padres Vicentinos propõem a partir de amanhã, 10 de março, na sua página, com um conjunto de duas dezenas de autores.

Os colaboradores contribuem periodicamente «com a sua reflexão para um enriquecimento do diálogo entre Igreja e sociedade», refere a Congregação da Missão, em nota enviada hoje ao Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura.

«Conscientes da era digital e da sociedade da informação em que vivemos, reconhecemos a urgência de cuidar da pessoa na sua unidade e integridade, a partir da experiência de Igreja, companheira de estrada que sabe pôr-se a caminho com todos para escutar o que cada um de nós tem a dizer neste tempo», sublinha o comunicado.

Cada secção, atualizada às quartas-feiras, conta com colaboradores «livres e responsáveis pelo que escrevem». O primeiro texto redigido na área da cultura é assinado por João Andrade Nunes, doutorando em Direito, na especialidade História do Direito Português.

«A obra de Bach, tal como as palavras de Cristo, é enigmática e paradoxal. Metaforicamente, é uma sumptuosa catedral gótica que nos esmaga. Faz-nos sentir pequenos. Porém, concomitantemente, é uma catedral que, através das suas misteriosas ogivas e abóbadas, orienta o nosso olhar para o alto. Eleva-nos e torna-nos esperançosos de um dia alcançarmos O Lugar Supraceleste», assinala.

A equipa da cultura é também constituída por Francisca Gigante (fundadora da plataforma digital Friends In The Arts, que facilita a procura de emprego no mundo das artes, e da revista internacional FITA Magazine), João Valério (estudou Arquitetura e Música e desenvolve atividade profissional em atelier), e Carolina Serrano (artista que reside e trabalha em Colónia).

A equipa coordenadora do projeto, formada pelo P. Pedro Guimarães, CM, Inês Espada Vieira e Ana Araújo destaca «a parceria com a Rede Cuidar da Casa Comum e a oportunidade de sentar à mesma mesa pessoas e instituições que trabalham na promoção da conversão ecológica, a partir da Encíclica “Laudato Si’”».

«Fiéis ao seu carisma formativo, os Padres Vicentinos procuram manter a atenção aos sinais desta nova época em que vivemos, mas também contribuir para a renovação da Igreja e a transformação do mundo», conclui a nota.


 

Rui Jorge Martins
Imagem: © Fundação Calouste Gulbenkian
Publicado em 09.03.2021 | Atualizado em 12.03.2021

 

 

 
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Teologia e beleza
Impressão digital
Pedras angulares
Paisagens
Umbrais
Mais Cultura
Vídeos