Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

Curso “Linguagens da fé” abre portas ao cinema, poesia, dança, arquitetura

Uma «porta de entrada em várias das linguagens artísticas em que a fé se diz no mundo contemporâneo» é o propósito do módulo “Linguagens da fé”, que o Centro de Cultura e Formação Cristã, da diocese de Leiria, propõe em maio e junho.

A iniciativa, integrada no curso “Bíblia e Teologia Cristã” mas aberta a todos os interessados, começa a 30 de maio com “Deus e o belo” (Sandra Bartolomeu) e “Quando Deus vai ao cinema – Diálogo com a sétima arte”.

“O imaginário bíblico e o cristianismo como exegese” (Pedro Valinho Gomes) e “O que se aprende sobre Deus com os poetas?” (José Rui Teixeira) são as propostas para 6 de junho.

A formação termina a 13 de junho com “Deus dança? (ou: da fé que se expressa pelo e no corpo)” (Paulo Duarte) e “As construções da fé (ou: da arquitetura litúrgica que diz a fé das pedras vivas)” (Marco Daniel Duarte).

«“Que difícil não é criar um homem para deus”, rezava Ruy Belo. Mas se algo tem a arte cristã a demonstrar é porventura que a proposta cristã representa uma revolução sem precedentes e de uma imensidão ainda inigualável», sublinham os organizadores.

As sessões apresentadas pelo Centro, que tem como um dos objetivos «promover o diálogo entre fé e a cultura contemporânea», começam às 19h15 e decorrem no seminário diocesano, em Leiria. As inscrições estão abertas.


 

Rui Jorge Martins
Fonte: Centro de Cultura e Formação Cristã
Imagem: D.R.
Publicado em 10.05.2019

 

Informações e inscrições: cfcleiria@gmail.com

 

 
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Teologia e beleza
Impressão digital
Pedras angulares
Paisagens
Umbrais
Mais Cultura
Vídeos