Breves
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosIgreja e CulturaPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosPerspetivasConcílio Vaticano II - 50 anosPapa FranciscoBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

Ensino e sociedade

Diálogo entre religião e cultura nunca foi tão necessário como hoje, diz reitor da Universidade Católica

O reitor da Universidade Católica Portuguesa (UCP) considera que «nunca como hoje foi tão necessário o diálogo entre a fé e a razão, entre a religião e a cultura, entre a Igreja e a sociedade».

Na mensagem para o Dia Nacional da UCP, que em 2012 assinala 45 anos, Manuel Braga da Cruz sublinha que a instituição que dirige «é chamada hoje a constituir um fermento de transformação na vida universitária, na ciência, na cultura, na sociedade».

Por isso, observa, a “Católica” «precisa de reforçar a consciência da sua identidade e missão, e a vivência dos valores que transporta consigo».

O peditório realizado nas missas referentes ao domingo 5 de fevereiro é «destinado aos alunos mais carenciados da Faculdade de Teologia que, pela sua natureza, tem lugar e papel especial na identidade e missão da Universidade Católica», refere a nota.

No dia 3 de fevereiro, a partir das 16h30, realiza-se em Lisboa a sessão solene do Dia Nacional da UCP, que vai ser presidida pelo seu magno chanceler, o cardeal-patriarca de Lisboa, D. José Policarpo.

A oração de sapiência, intitulada “O desafio da Universidade Católica”, vai ser proferida pelo economista João César das Neves.

Os 45 anos da UCP vão ser assinalados com uma peregrinação ao Santuário de Fátima, marcada para 2 de março.

 

Rui Jorge Martins
© SNPC | 24.01.12

Cartaz

 

 

Artigos relacionados

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Receba por e-mail as novidades do site da Pastoral da Cultura


Siga-nos no Facebook

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página