Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

Divórcio e casamento: Discernimento na arquidiocese de Braga

Na Igreja fazem-se muitas reflexões que não raras vezes «deixam tudo permanecer na mesma», mas esse hábito não se repetiu na arquidiocese de Braga quando soube «acolher os desafios lançados pelo Papa» no que diz respeito aos «divorciados recasados».

Esta é uma das perspetivas propostas pelo P. Fernando Calado Rodrigues na mais recente crónica que assina às segundas-feiras no “Jornal de Notícias”, na qual lembra que o arcebispo bracarense criou um serviço dedicado a «fazer um acompanhamento sério dessas situações».

O texto recorda que o projeto de D. Jorge Ortiga surgiu na sequência de o papa ter aberto, «pela primeira vez», a possibilidade de as pessoas que voltaram a casar-se após o divórcio «poderem abeirar-se de novo da comunhão e dos sacramentos que lhe estavam vedados».

Ao longo do ano alguns casais aceitaram fazer um processo de “discernimento” acompanhados por padres jesuítas, um casal e um psicólogo, daí resultando que parte dos esposos envolvidos poderá «voltar a receber os sacramentos».

O sacerdote da diocese de Bragança-Miranda cita declarações de D. Jorge Ortiga, para quem «mesmo aqueles que não estejam ainda em condições, através do tal discernimento, para aceder à comunhão, podem participar em tudo quanto é a vida da igreja, seja em iniciativas de ordem social ou de ordem mais eclesial».

«É de saudar, por isso, que neste caso se tenha sabido acolher os desafios lançados pelo Papa. E que se tenham encontrado formas de dar resposta aos anseios das pessoas e de resolver os seus problemas», conclui o artigo de opinião.


 

Rui Jorge Martins
Fonte: Jornal de Notícias
Imagem: Bigstock.com
Publicado em 01.10.2018 | Atualizado em 06.10.2023

 

 
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Impressão digital
Paisagens
Prémio Árvore da Vida
Vídeos