Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

«Educação cristã é uma raiz de força» da qual «não podemos desistir», afirma Tomaz Morais

O treinador de râguebi Tomaz Morais afirmou hoje que a «educação cristã é uma raiz de força» e lembrou que na sua infância «complicada», «quando ia à missa ao domingo, ia com a bola».

«O jogo foi a razão da minha existência enquanto miúdo» e continua a ser «uma grande paixão», declarou na conferência de abertura da 14.ª Jornada Nacional da Pastoral da Cultura, que em Fátima debate o tema “Desporto – Virtudes e riscos”.

A intervenção do comentador desportivo começou com uma viagem à infância e às dificuldades por que passou - «tinha cinco anos e já fazia croquetes e enrolava empadas» -, tendo acentuado que os seus pais «não desistiram da educação cristã» e recordou a sua participação nos escuteiros e na Igreja.

Tomaz Morais lembrou que «aos sete anos era federado como guarda-redes» e aos oito estava também federado como jogador de râguebi», tendo frisado que «o adversário não é mais que um amigo que joga do outro lado».

«A mesma bola que cria amigos» é a «mesma que cria o pior da vida, que são os inimigos», destacou, acrescentando: «O que mais me orgulho enquanto pessoa é ter amigos de várias proveniência (…) e isso foi feito com a bola».

O desportista evocou o P. Ricardo Neves, já falecido, durante uma peregrinação que fez com ele a Fátima, onde, entre outros assuntos, conversou sobre o que significa «chegar primeiro».

«Aprendi com o P. Ricardo que ser primeiro é muito mais do que ser campeões; ser primeiro é termos um coração aberto, um coração que não foge às responsabilidades e um coração que sabe perder».


 

SNPC
Imagem: Tomaz Morais | Jornada Nacional da Pastoral da Cultura, Fátima, 2.6.2018
Publicado em 04.06.2018 | Atualizado em 10.10.2023

 

 
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Impressão digital
Paisagens
Prémio Árvore da Vida
Vídeos