Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

Grupo Graduale – Música Sacra de Aveiro comemora 20 anos

Grupo Graduale – Música Sacra de Aveiro comemora 20 anos

Imagem Graduale | D.R.

O agrupamento Graduale – Música Sacra de Aveiro assinala este sábado 20 anos de existência com um concerto “a capella” inserido na programação das festas em honra de S. Gonçalinho, que decorrem na cidade aveirense.

O Graduale «é um grupo de amigos músicos de Aveiro que, partilhando do gosto pelo canto e pela música coral, decidiu preencher a lacuna na cidade deste estilo musical, formando um grupo dedicado ao estudo e desenvolvimento da Música Sacra», refere a página da instituição.

Fundado em 1997 como associação cultural com personalidade jurídica, tem a «finalidade de promover e divulgar o tesouro da Música Sacra, da região de Aveiro e de todo o País».

«Desde a sua criação, o Graduale pretendeu ser um coro de câmara masculino, tendo-se apresentado ao longo dos anos em concertos em todo o país de alto nível, quer “a capella”, quer com outros agrupamentos corais e instrumentais», lê-se no sítio.

A denominação do grupo inspira-se no «livro que descreve o rito [litúrgico] romano e reúne as partes corais da missa – “Graduale Romanum” – bem como na antífona com o mesmo nome, originária dos Salmos e cantada entre a Epístola e o Evangelho. Originalmente, o Graduale era um cântico gregoriano, dos mais ornamentados e melismáticos».

Em 2016, o grupo, que «mantém a sua postura de abertura a todos os antigos e potenciais novos coralistas», apresentou na catedral de Aveiro o “Requiem em Ré menor” de Luigi Cherubini, com o acompanhamento musical da Orquestra Filarmonia das Beiras.

O concerto de 7 de janeiro, que conta com a participação do coro de câmara feminino Vox Aetherea, de Coimbra, inicia-se às 19h15, na capela de S. Gonçalinho, e tem entrada livre.



 

Rui Jorge Martins
Publicado em 04.01.2017

 

 

 
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Teologia e beleza
Impressão digital
Pedras angulares
Paisagens
Umbrais
Mais Cultura
Vídeos