Diocese de Portalegre-Castelo Branco
Carrilho da Graça foi o segundo classificado do Prémio de Arquitetura Sacra Frate Sole pela igreja de Santo António
O arquiteto português Carrilho da Graça ficou em segundo lugar na edição de 2012 do Prémio de Arquitetura Sacra Frate Sole pelo projeto da igreja de Santo António, em Portalegre, revela o site da Fundação homónima.
O espaço, dedicado a 13 de junho de 2008, dia em que os católicos assinalam a memória de Santo António, teve de esperar 15 anos para conhecer a luz do dia, sublinhou o arquiteto João Alves da Cunha em texto publicado no site do Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura (SNPC) (ver ligação no final deste artigo).
O conjunto, composto pela igreja, centro paroquial e comunitário, distribuídos à volta de um grande pátio-adro, assume uma linguagem claramente contemporânea, de linhas simples e planos brancos que constroem um volume elementar próximo do minimalismo, mas também da arquitetura tradicional alentejana.
Implantada no centro de um bairro degradado e desqualificado da periferia da cidade, a igreja de Santo António revela-se atenta à sua localização, e através de traços reduzidos mas coerentes e marcantes, procura participar na valorização da urbe que a rodeia, ao disponibilizar-se como elemento criador de referências e identidade, mas também de relações humanas, refere o membro do Grupo de Arquitetura do SNPC.
Igreja de Santo António
O primeiro classificado do Prémio “Frate Sole” foi o arquiteto Cristian Undurraga, pela Capela do Retiro em Auco, no Chile.
A terceira distinção mais importante foi para o gabinete x2 arquitetura, pelo projeto de um espaço litúrgico na igreja de S. Floriano de Gavassa, em Itália.
O júri decidiu também distinguir a igreja paroquial em Ponferrada (Espanha), de Vicens + Ramos Arquitetos, a igreja no interior do Dominikuszentrum, em Monaco (Alemanha), por Andreas Meck Architekten, e a igreja de S. Jorge em Pamplona (Espanha), de Tabueca & Leache Architects.
Capela do Retiro
Dos 116 projetos de 30 países concorrentes ao prémio foram selecionados 21, e destes escolhidos 11 para a fase final.
A fundação italiana Frate Sole, que dá nome ao Prémio atribuído a cada quatro anos, foi constituída com o objetivo de sensibilizar e promover a «qualidade artística e mística» que podem fazer do espaço sagrado «um lugar de exaltação espiritual».
Lisboa e Porto receberam em 2011 uma exposição dedicada à penúltima edição do Prémio Frate Sole, que distingue obras sacras construídas nos últimos 10 anos dentro do âmbito do cristianismo. A iniciativa foi organizada pelo Grupo de Arquitetura do SNPC.
Igreja de S. Floriano
Entre as igrejas que receberam o prémio máximo da Fundação Frate Sole inclui-se a de Marco de Canaveses, de Siza Vieira, vencedora da edição realizada no ano 2000.
Igreja de Santo António
Fotos: FG+SG – Fernando Guerra, Sergio Guerra
Capela do Retiro
Fotos: Sergio Pirrone
Igreja de S. Floriano
Fotos: x2 architettura
Rui Jorge Martins
© SNPC |
18.06.12

Igreja de Santo António, Portalegre

A igreja do Prémio Pessoa 2008 | IMAGENS SLIDE SHOW |
Fundação Frate Sole aceita candidaturas para prémio de arquitetura sacra





