Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

Igreja é chamada a ajudar as pessoas a encontrar uma forma boa de viver a sua sexualidade

«A Igreja é chamada a ajudar as pessoas a encontrar uma forma boa de viver a sua sexualidade. E deve cuidar, desde logo, daqueles que, no seu seio, se sentem chamados a uma vivência da sexualidade em celibato», escreve hoje o P. Fernando Calado Rodrigues no artigo de opinião semanal no “Jornal de Notícias”.

Numa sociedade em que se passou «de uma sexualidade reprimida e escondida para a sua banalização e exposição», sem que ao mesmo tempo se «tenha feito qualquer investimento sério na formação para a vivência da sexualidade de adolescentes e jovens», os católicos não podem passar ao lado dessa transformação.

O sacerdote da diocese de Bragança-Miranda sublinha que passou despercebida à comunicação social a afirmação proferida a semana passada, em Fátima, pelo bispo Juan María Uriarte, de que o celibato é maioritariamente vivido «com elegância espiritual, impregnada de paz e alegria interior», tendo-se preferido destacar que «há padres com o vício da pornografia e vida dupla».

«É natural, porque ninguém é perfeito, que até os celibatários bem resolvidos tenham os seus fracassos e quedas, mas isso não põe em questão a sua opção e a sua convicção que é esse o estado de vida que os realiza e faz felizes», acentua.

No entender do P. Fernando Calado Rodrigues, enquanto que o abuso de menores é uma «abjeção», há um comportamento dentro da Igreja que «não é motivo de escândalo e chega a ser promovido: o carreirismo».

As «formas desajustadas de viver e de assumir o celibato exigem um maior investimento da Igreja na formação dos futuros sacerdotes, bem como na formação permanente do clero: só quem tiver um bom crescimento humano e espiritual pode alcançar uma maior maturidade afetiva e sexual», conclui.


 

Rui Jorge Martins
Fonte: Jornal de Notícias
Publicado em 10.09.2018 | Atualizado em 09.10.2023

 

 
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Impressão digital
Paisagens
Prémio Árvore da Vida
Vídeos