Prémio de Cultura Árvore da Vida - Padre Manuel Antunes
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosIgreja e CulturaPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosPerspetivasConcílio Vaticano II - 50 anosPapa FranciscoBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

Igreja dá Prémio Árvore da Vida ao jornalista Francisco Sarsfield Cabral

O Prémio Árvore da Vida - Padre Manuel Antunes, instituído pela Igreja católica para distinguir um percurso ou obra que refletem o Humanismo e a experiência cristã, foi atribuído na sua 10.ª edição ao jornalista Francisco Sarsfield Cabral.

O júri, que deliberou por unanimidade, considera que as quatro décadas e meia que Sarsfield Cabral tem dedicado ao jornalismo «atestam-no como uma das vozes mais competentes da Comunicação Social Portuguesa», sublinha a ata de atribuição do prémio.

Francisco Sarsfield Cabral, que a 6 de maio completou 75 anos, «nunca reflete o mundo a preto e branco, e o jornalismo que pratica não se deixa capturar pelo imediatismo das reações ou pelo ruído dos chamados soundbites», referem os jurados.

Na imprensa escrita, na televisão e na rádio, Sarsfield Cabral é «uma voz que se destaca pela sua independência» e «conhecimento das matérias», bem como «por uma cordial sabedoria», elemento «não menos importante» nos tempos atuais, assinala a ata.

O percurso profissional de Francisco Sarsfield Cabral, realça o júri, testemunha «a importância da preparação daqueles que opinam no espaço público; do seu distanciamento face aos interesses económicos e políticos; do rigor que torna fiável o discurso; da dimensão construtiva tão fundamental para a unidade e coesão da nossa comunidade nacional».

«Num momento em que a Comunicação Social passa por reconfigurações várias e se assiste à emergência de novos projetos, o Júri do Prémio "Árvore da Vida – Padre Manuel Antunes" quer relevar, na pessoa de Francisco Sarsfield Cabral, a importância do jornalismo de referência para a construção da democracia e para a qualificação do nosso viver comum», aponta o documento.

O prémio no valor de 2 500 euros, patrocinado pela Renascença, vai ser entregue a 30 de maio, em Fátima, durante a 10.ª Jornada Nacional da Pastoral da Cultura, dedicada ao tema "Portugal: a saúde da Democracia".

O júri foi constituído por D. João Lavrador, vogal da Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais, cónego João Aguiar, presidente do Conselho de Gerência do grupo r/com (Renascença), padre António Vaz Pinto S.J., diretor da Revista “Brotéria”, Guilherme d’Oliveira Martins, presidente do Centro Nacional de Cultura, Maria Teresa Dias Furtado, professora da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, e padre José Tolentino Mendonça, diretor do Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura.

Nas cinco primeiras edições do Prémio de Cultura Árvore da Vida - Padre Manuel Antunes, instituído pelo Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura em parceria com a Renascença, foram distinguidos o poeta Fernando Echevarria, o cientista padre Luís Archer S.J., o cineasta Manoel de Oliveira, a professora de Estudos Clássicos Maria Helena da Rocha Pereira e o político e intelectual Adriano Moreira.

Os prémios atribuídos nos últimos anos foram para o trabalho de diálogo entre Evangelho e Cultura realizado pela diocese de Beja, o compositor Eurico Carrapatoso, o arquiteto Nuno Teotónio Pereira e o pedagogo Roberto Carneiro.

 

Rui Jorge Martins
© SNPC | 14.05.14

Redes sociais, e-mail, imprimir

Foto
Francisco Sarsfield Cabral
Foto: Renascença

 

Ligações e contactos

 

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Receba por e-mail as novidades do site da Pastoral da Cultura


Siga-nos no Facebook

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página