Breves
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosIgreja e CulturaPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosPerspetivasConcílio Vaticano II - 50 anosPapa FranciscoBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

Lisboa

Igreja de S. Vicente de Fora recebe ciclo de órgão

Compositores dos séculos XVII e XVIII vão ser interpretados no ciclo de concertos de órgão que se inicia este sábado, 14 de setembro, na igreja de S. Vicente de Fora, em Lisboa, e que termina em dezembro.

O concerto de abertura está a cargo de Robert Descombes, que interpretará peças de Louis Couperin, Louis Marchand, Frei Diogo da Conceição e Johann Sebastian Bach, entre outros.

O ciclo compreende, a 12 de outubro, um concerto pela organista Ana Paula Mendes, com os Pequenos Cantores de São Bruno, com peças de Georg Muffat, Jacob Arcadelt, Antonio Caldara, Giovanni de Palestrina, Francisco Arauxo, Pablo Bruna e Joan Cabanilles.

A 9 de novembro o programa propõe um recital por Margarida Oliveira e Inês Machado, com obras de Ramón Ferrenac, Andrés de Solam, Félix Máximo López, Sebastián Durón e José Lidón.

João Vaz encerra o ciclo no dia 14 de dezembro, com peças de Louis-Nicolas Clérambault, Frei Domingos de S. José, Francisco de Arauxo, Claude Balbastre, Frei Diogo da Conceição e Johann Sebastian Bach.

O órgão de S. Vicente de Fora foi construído em 1756 por João Fontanes de Maqueira, e restaurado em 1994 por Claudio e Christine Rainolter.

Segundo o seu organista titular, João Vaz, trata-se de «um dos maiores e mais importantes instrumentos históricos de toda a Península Ibérica», composto por uma tubaria «quase integralmente original», que se divide por dois teclados e 60 meios registos.

 

Lusa / SNPC
08.09.13

Redes sociais, e-mail, imprimir

FotoÓrgão da igreja de S. Vicente de Fora
Foto: Meloteca

 

Ligações e contactos

 

Artigos relacionados

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Receba por e-mail as novidades do site da Pastoral da Cultura


Siga-nos no Facebook

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página