Lisboa
Igreja de S. Vicente de Fora recebe ciclo de órgão
Compositores dos séculos XVII e XVIII vão ser interpretados no ciclo de concertos de órgão que se inicia este sábado, 14 de setembro, na igreja de S. Vicente de Fora, em Lisboa, e que termina em dezembro.
O concerto de abertura está a cargo de Robert Descombes, que interpretará peças de Louis Couperin, Louis Marchand, Frei Diogo da Conceição e Johann Sebastian Bach, entre outros.
O ciclo compreende, a 12 de outubro, um concerto pela organista Ana Paula Mendes, com os Pequenos Cantores de São Bruno, com peças de Georg Muffat, Jacob Arcadelt, Antonio Caldara, Giovanni de Palestrina, Francisco Arauxo, Pablo Bruna e Joan Cabanilles.
A 9 de novembro o programa propõe um recital por Margarida Oliveira e Inês Machado, com obras de Ramón Ferrenac, Andrés de Solam, Félix Máximo López, Sebastián Durón e José Lidón.
João Vaz encerra o ciclo no dia 14 de dezembro, com peças de Louis-Nicolas Clérambault, Frei Domingos de S. José, Francisco de Arauxo, Claude Balbastre, Frei Diogo da Conceição e Johann Sebastian Bach.
O órgão de S. Vicente de Fora foi construído em 1756 por João Fontanes de Maqueira, e restaurado em 1994 por Claudio e Christine Rainolter.
Segundo o seu organista titular, João Vaz, trata-se de «um dos maiores e mais importantes instrumentos históricos de toda a Península Ibérica», composto por uma tubaria «quase integralmente original», que se divide por dois teclados e 60 meios registos.
Lusa / SNPC
08.09.13
Órgão da igreja de S. Vicente de ForaFoto: Meloteca








