Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

Instituto de Estudos de Religião inicia novo ano com exibição de filme sobre Fátima

A sessão inaugural do ano académico do Instituto de Estudos de Religião, ligado à Faculdade de Teologia da Universidade Católica (UCP), vai ser composta pelo colóquio “Fátimas – Nomes e biografias”.

O encontro conta com as intervenções de Helena Valentim, docente de Semântica e Linguística e Ensino do Português, Inês Gil, realizadora e professora de Cinema, Eduardo Cintra Torres, docente de Jornalismo e Comunicação Social e Visual, e  e Alfredo Teixeira, diretor do Instituto.

O programa inclui a projeção do filme “Fátimas”, de Inês Gil, do Grupo de Cinema do Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura, que este ano presidiu ao júri ecuménico presente no festival de cinema de Cannes.

«As mulheres nascidas a 13 de maio, a quem foi dado o nome de Fátima, vivem uma particular relação com o seu nome. Umas sentem-se abençoadas e outras constrangidas pela memória religiosa que transportam. Lúcia, Maria e Maria de Fátima, de três gerações diferentes, contam como habitam essa herança», lê-se na sinopse.

A entrada na sessão, marcada para 24 de setembro, das 18h00 às 19h30, na sede da Universidade, em Lisboa, é livre, mas requer inscrição pela Internet.

Antes, a partir desta segunda-feira, abrem as inscrições para a formação avançada sobre “O espaço inter-religioso: novas paisagens culturais”, coordenado por Alexandre Palma (Conselho de Direção da Faculdade de Teologia da UCP) e Peter Hanenberg (diretor-adjunto da Faculdade de Ciências Humanas da UCP e coordenador do seu Centro de Estudos de Comunicação e Cultura).

«O curso visa compreender o espaço inter-religioso como um novo contexto de relações culturais e de produções intelectuais, caracterizar o contributo de Raimon Panikkar para a interpretação das dinâmicas transreligiosas e reconhecer o impacto das vivências inter-religiosas na construção das culturas», explicam os organizadores.

As sessões realizam-se durante outubro, às terças-feiras, das 18h00 às 20h00. As inscrições terminam a 30 de setembro.

A atividade do Instituto de Estudos de Religião «centra-se na construção de propostas de estudo inter-transdisciplinar das religiões e das dimensões religiosas da cultura, bem como no desenvolvimento de serviços à comunidade».






 

Rui Jorge Martins
Imagem: Bigstock.com
Publicado em 31.08.2018 | Atualizado em 09.10.2023

 

 

 
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Impressão digital
Paisagens
Prémio Árvore da Vida
Vídeos